Página inicial > Últimas Notícias > Encontro discute Educação Empreendedora para o Munícipio

Encontro discute Educação Empreendedora para o Munícipio

Publicado: Sexta, 23 Março 2018 11:19 | Última Atualização: Sexta, 23 Março 2018 11:19

Ocorreu na Prefeitura de São Borja uma reunião na quinta-feira (22/03), para alinhar as primeiras ações práticas em relação à implementação do programa Educação Empreendedora nas escolas da rede municipal de Ensino. A iniciativa será uma parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMEd), com o Sebrae.

Na oportunidade, esteve na cidade, a gestora do programa pelo Sebrae na região Fronteira Sul, Laura Zamberlan. Participaram do encontro o vice-prefeito Roque Feltrin, o secretário de Educação João Carlos Reolon, a coordenada pedagógica da SMEd Lourdes Balbueno, e a diretora de Desenvolvimento Econômico Kátia Aguilar.

Aprovado em lei municipal em 2017, o projeto relativo à Educação Empreendedora nas escolas será desenvolvido em etapas. A primeira será será uma capacitação de 60 professores, divididos em dois grupos, para desenvolverem as atividades com os estudantes. Em abril será oferecida palestra e em maio orientações mais específicas. Além de diretrizes pedagógicas aos docentes, o Sebrae oferecerá livros didáticos de apoio aos estudantes gratuitamente.

Fundamental, mas meta é de ampliação gradativa das ações.

O vice-prefeito Roque Feltrin destaca que o trabalho com o empreendedorismo nas escolas resultará em bons frutos a médio e longo prazo, despertando o interesse na criança de criar e empreender.

Dois eixos centrais serão trabalhados – um repassando orientações práticas de como empreender na vida pessoal e outro em relação a empreendimentos em negócios ou atividades similares. Quatro formações de valores serão prioritárias na formação dos alunos. São elas: ética, cidadania, sustentabilidade e espírito de cooperação.

Para o final do ano é previstas a realização de uma espécie de feira, para mostrar os resultados da atividades desenvolvidas. O secretário Reolon e a gestora Laura Zamberlan destacam que o Município não terá desembolso para desenvolver o projeto.

O secretário João Carlos Reolon informa que as noções básicas de Educação Empreendedora atingirão do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Os conhecimentos serão transmitidos de maneira transversal nas diversas disciplinas e, por isso, a necessidade de apoio pedagógico e capacitação aos professoras. O programa abrangerá em torno de 1,3 mil estudantes de quatro escolas de Ensino Fundamental, mas meta é de ampliação gradativa das ações.

Fonte: Decom

Imagem:Lucas Carvalho