Página inicial > Últimas Notícias > A Prefeitura segue fazendo abastecimento de água para comunidades rurais

A Prefeitura segue fazendo abastecimento de água para comunidades rurais

Publicado: Quinta, 29 Março 2018 10:33 | Última Atualização: Quinta, 29 Março 2018 10:44

Na manhã desta quarta-feira (28/03), a Prefeitura em parceira com a 1° Companhia de Engenharia Souza Doca estiveram no Assentamento Conquista das Missões, para mais uma vez levar água potável aos moradores da localidade. A ação visa suprir a necessidade da comunidade a qual continua com dificuldades estruturais.

A situação é praticamente a mesma e já dura sete anos, em que algumas famílias estão ainda sem energia e sem água encanada. O único meio dessas pessoas terem água para consumo tem sido por meio do auxílio da Prefeitura. Desde o ano passado, a Secretária de Agricultura e Meio Ambiente tem viabilizado essa parceria com a 1° Cia de Engenharia para assistir a localidade quinzenalmente. Em outro momento, a Secretaria de Agricultura intermediou com as Secretarias da Saúde, Desenvolvimento Social e Infraestrutura ações diretas de cada pasta com o objetivo de dar suporte maior à comunidade.

Atualmente, no assentamento Conquista das Missões residem 16 famílias. O prefeito Eduardo Bonotto pede constantemente agilidade no projeto do INCRA para instalação de rede de água e rede de energia elétrica. A Secretaria da Agricultura estuda algumas alternativas para pelo menos criar um ponto de abastecimento de água, em que a comunidade possa recorrer até que o sistema hidráulico seja construído e chegue nas residências.

Em conversa com o membro da localidade, Paulo Sérgio Martins Agarriberri, morador há três anos que possui uma família de seis pessoas e, dentre esses dois ainda pequenos, comenta que o único acesso a água que eles têm para consumo, limpeza e para dar os animais é justamente água levada pela Prefeitura e Engenharia. Paulo relata ainda que ele e a comunidade já estiveram na Promotoria informando sobre o caso e que até hoje nada foi solucionado. Os Governos Estadual e Federal ainda não sinalizaram nenhuma ajuda para a localidade, conforme o morador. Paulo explica que a falta de energia elétrica dificulta a expansão da produção, conta que atualmente quase tudo que se produz na propriedade é para subsistência sobrevive e o pouco do excedente a família troca por outros produtos ou vende.

Outro morador da localidade, é o senhor Adilio Fiviza Alves que está no assentamento há sete anos, ele planta vários produtos como mandioca, abóbora, batata e outros, porém, mais para subsistência da família. Ele explica que a maior dificuldade encontrada no assentamento é justamente essa falta de água e luz, o que os prejudica demais, pois, sem água diariamente tudo é muito regulado e que nem só as famílias sofrem com isso como também os animais e as plantações. Adilio explica que a situação melhorou em relação aos outros anos, pois a atual administração tem auxiliado às famílias e buscado suprir a falta de água.

Os moradores ainda destacam que o governo municipal possibilitou a visita de equipes médicas mensalmente ao assentamento Conquista das Missões, para que essas pessoas tenham o direito de terem acesso ao sistema de saúde local, algo que não acontecia em outros anos. Por fim, o senhor Paulo afirma que esta tem sido a melhor época em relação a assistência da Prefeitura, citou que agora tem atendimento médico na localidade e lembrou que às condições de tráfego nas estradas do assentamento também melhoraram.

Fonte:DECOM

Imagem: Lucas Carvalho