Página inicial > Últimas Notícias > Festival da Barranca é agora Patrimônio Cultural Imaterial de São Borja

Festival da Barranca é agora Patrimônio Cultural Imaterial de São Borja

Publicado: Segunda, 02 Abril 2018 12:11 | Última Atualização: Segunda, 02 Abril 2018 12:11

O tradicional Festival da Barranca, anualmente realizado pelo Grupo Amador de Artes Os Angüeras e que já atinge a 47ª edição, é agora reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial de São Borja. No último dia 29 de março, o prefeito Eduardo Bonotto assinou, na abertura do festival, a lei 5.332, que institui o evento cultural com esse reconhecimento oficial, após a aprovação de projeto pela Câmara de Vereadores.

O festival, que acontece desde 1972, é, desde que surgiu, uma das principais referências culturais da música nativista do Rio Grande do Sul e sul-americana. Convergem para São Borja durante o evento, sempre na Semana Santa e às margens do rio Uruguai, alguns dos principais expoentes na área – compositores e intérpretes -, transformando o encontro em balizador da vertente musical sulina e dos festivais de música nativa.

A lei assinada pelo prefeito Bonotto destaca que “como Patrimônio Cultural os bens de natureza material e imaterial, tombados individualmente ou em conjunto, portadores de referência e identidade”. Com isso, são contemplados ações e memórias de diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, em consonância com a Constituição Federal.

O prefeito ainda menciona no texto da lei que a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer será sempre apoiadora do Festival da Barranca e da programação que o antecede, denominada Caravana da Barranca. O chefe do Executivo observa que se trata de show gratuito ao público, anualmente oferecido e que faz convergir para a cidade algumas das principais expressões da música sul-rio-grandense.

O espetáculo Caravana da Barranca em 2018 ocorreu na noite de 28 de março no Parque Esportivo General Vargas. O prefeito Eduardo Bonotto enfatiza que realizações desse tipo, “de alto estilo qualitativo e ampla aceitação popular, plenamente justificam a iniciativa que estamos tomando em oficializar mais esse patrimônio imaterial de nosso rico fazer cultural”.

Fonte:DECOM