Página inicial > Últimas Notícias > Prefeitura em Ação vai estar no bairro Itacherê nesta sexta-feira

Prefeitura em Ação vai estar no bairro Itacherê nesta sexta-feira

Publicado: Terça, 03 Abril 2018 12:25 | Última Atualização: Terça, 03 Abril 2018 12:26

A administração municipal confirma que estará, nesta sexta-feira (06/04), no bairro Itacherê, para desenvolver a operação 'Prefeitura em Ação'. Trata-se de um projeto de descentralização das atividades do executivo com o objetivo de atender as principais demandas de cada comunidade.

A iniciativa tem coordenação do Gabinete do prefeito Eduardo Bonotto e do Departamento de Relações Comunitárias, mas com participação de equipes de diversas secretarias municipais. Também são parceiras a União São-borjense das Associações de Moradores – USAM, e a Associação do Bairro Itacherê.

A ação terá início às 9 horas, com o esquema central de atividades montado em área próxima do Centro Social Urbano. O coordenador de Relações Comunitárias, Eduardo Rocha Santos, confirma que, além do Gabinete do Prefeito, estarão mobilizadas secretarias como as da Saúde, Infraestrutura e Serviços Urbanos, Educação, Desenvolvimento Social e da Fazenda.

Cada secretaria prestará serviços básicos na respectiva área de atuação, entretanto a comunidade também terá chance de apresentar suas demandas. Eduardo Santos exemplifica que a pasta de Infraestrutura e Serviços Urbanos fará limpeza completa no bairro e recuperará o sistema de iluminação pública, enquanto a área de Saúde fará procedimentos básicos à população e repassará orientações, inclusive com atuação de equipe da ESF 4, que é do Itacherê.

O prefeito Bonotto ainda cita como exemplos de atividades a serem oferecidas acesso a programas de créditos, pela área da Fazenda, bem como acesso a programas sociais, neste caso através da área de Desenvolvimento Social. Já a Educação trabalhará no sentido de universalizar o acesso aos atendimentos no setor.

A ideia é de manter em caráter permanente, na cidade e provavelmente também no interior do município, a partir de agora, o programa Prefeitura em Ação. O prefeito Eduardo Bonotto e sua equipe explicam queobjetivo é realizar um trabalho que visa manter o diálogo e interação com as comunidades.

Trabalho é de reestruturação das associações de moradores

São Borja tem, atualmente, algumas dezenas de associações de moradores constituídas, mas a maioria delas ainda precisa de estruturação formal definitiva. É o que informa o departamento de Relações Comunitárias que atua com esse objetivo, com apoio da União São-borjense das Associações de Moradores – USAM.

Atualmente, sete entidades representativas de moradores estão definitivamente estruturadas, mas a meta é formalizar todas as associações. Uma das finalidades principais é que as associações sejam veículo efetivo de canalização das demandas em cada comunidade, de modo que sirvam de canal de interlocução com o poder público e demais entidades representativas.

A intenção é que todas as ações tenham caráter coletivo. Atualmente, Luiz Liscano preside a USAM, que tem sua sede instalada na Prefeitura. Além do apoio do Departamento de Relações Comunitárias, a entidade conta com a assessoria jurídica do advogado José Alberi Carvalho.

Fonte: Decom / Prefeitura