Página inicial > Últimas Notícias > Usina de Biomassa retoma atividades

Usina de Biomassa retoma atividades

Publicado: Quinta, 05 Abril 2018 09:16 | Última Atualização: Quinta, 05 Abril 2018 09:17

A Usina Termoelétrica de São Borja, a popular usina de biomassa, que opera utilizando casca de arroz como matéria-prima, volta a funcionar depois de mais de um ano de suspensão de atividades. O responsável técnico pelas ações da unidade no município, engenheiro Mário Fenandez, informou ao prefeito Eduardo Bonotto que os trabalhos começaram a ser retomados no final de março, visando atingir seu patamar pleno nos próximos meses.

Fernandez disse ao prefeito que a geração de energia elétrica recomeça com produção em volume equivalente a cerca de 10% em relação à capacidade operacional total instalada, de 12,3 MWA. Isso ocorre com a colheita e beneficiamento da safra de arroz no município e na região, mas com previsão desse volume inicial ir, gradativamente, aumentando.

O prefeito Eduardo Bonotto comemorou o recomeço das atividades da usina térmica, agora de propriedade da empresa Iguaçu Energias. O chefe do Executivo ressalta que, pessoalmente e através da sua equipe de apoio, não “poupamos esforços para que a usina voltasse a funcionar”. Bonotto lembra que, além dos muitos empregos diretos e indiretos gerados, a usina é fundamental para a economia do município, pois já representou a segunda maior fonte de arrecadação de ICMS.

Além de todos esses benefícios, a usina térmica, ao utilizar a casca de arroz como matéria-prima, a retira também do meio ambiente “ acabando com um grande problema ambiental”. A usina térmica está localizada a cerca de cinco quilômetros da cidade, à margem da BR 287.

Em outubro do ano passado, foi realizada uma reunião na prefeitura em que o vice-prefeito Roque Feltrin chamou o representante da empresa e lideranças locais para discutir o assunto. Naquela oportunidade, o prefeito Eduardo Bonotto estava em Porto Alegre e foi imediatamente acionado onde fez contato com o secretário de Segurança do estado, Cezar Schirmer, e mostrou a importância da Usina para o município em termos econômicos, ambientais e sociais.

Fonte: Decom / Prefeitura de São Borja

Imagem: Web