Página inicial > Últimas Notícias > Prefeito confirma recuperação da ESF 04, no bairro Itacherê

Prefeito confirma recuperação da ESF 04, no bairro Itacherê

Publicado: Segunda, 09 Abril 2018 10:54 | Última Atualização: Segunda, 09 Abril 2018 10:54

Durante a programação de descentralização de atividades da administração municipal, na sexta-feira (07/04), no bairro Itacherê, o prefeito Eduardo Bonotto confirmou obras de reforma e reestruturação da unidade de serviços da ESF 04 (Estratégia da Família), que atende a população daquela região da cidade. O prefeito ressalta que serão investidos aproximadamente R$ 70 mil, destacando que a verba será disponibilizada do orçamento do município, “graças a um esforço de gestão e apesar das dificuldades financeiras enfrentadas”.

Atualmente, a ESF 04 funciona na vila Leonel Brizola há um ano, depois que um temporal destruiu parcialmente as instalações no bairro Itacherê. As secretarias de Saúde e de Planejamento já começaram a elaborar o projeto visando às obras. A expectativa é de que até o final do ano estejam concluídas.

Durante os atendimentos prestados no Itacherê, durante a operação Prefeitura em Ação, na sexta-feira, a comunidade já recebeu atendimentos diretos na área de saúde. Médicos, enfermeiros, técnicos em saúde e agentes de endemias prestaram serviços e repassaram orientações à população.

Além de consultas médicas, foram prestados atendimentos básicos como de aferição de pressão arterial e de níveis de glicose. A equipe também reforçou informações preventivas em relação a doenças sexualmente transmissíveis e em relação a doenças como dengues, chikungunya, Zika vírus e leishmaniose. Já há alguns dias, contêineres foram instalados no bairro, para o recolhimento do lixo de um modo geral e para evitar a proliferação, principalmente, do mosquito Aedes aegypti.

Em Porto Alegre

Já no início de última semana, o prefeito Eduardo Bonotto tratou de questões de saúde em Porto Alegre, com o secretário adjunto de Saúde no Rio Grane do Sul, Francisco Paz. Um dos temas na agenda foi o pedido d atualização de repasses pendentes de recursos para a administração municipal.

O chefe do Executivo são-borjense destaca que os recursos para a Saúde local tem chegado com cerca de dois meses de atraso. Além disso, é registrada uma pendência de R$ 1,4 milhão do tesouro gaúcho, desde 2014, e que se destina aos serviços locais de saúde pública.

Bonotto diz estar otimista em relação ao atendimento das demandas, “não apenas porque o doutor Francisco Paz é são-borjense, mas também porque as reivindicações são relevantes”. O prefeito espera apoio efetivo da Saúde estadual, também em quanto  ao credenciamento de serviços atualmente oferecidos no Hospital Ivan Goulart, como os de Oncologia e Oftalmologia, além de incrementos na área de Cardiologia.

Fonte:DECOM

Imagem: Marcela Cartolano/DECOM/PMSB