Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Campanha contra a Gripe H1N1 tem início este mês
Início do conteúdo da página

Campanha contra a Gripe H1N1 tem início este mês

Publicado: Quinta, 12 Abril 2018 12:09 | Última Atualização: Quinta, 19 Abril 2018 09:39

Neste mês inicia a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza (Gripe H1N1). O período para vacinação é de 23 de abril a 1° de junho e foram fornecidas ao Estado mais de 4 milhões de doses sendo que, 90% das vacinas são destinadas a grupos prioritários.

As vacinas em São Borja serão distribuídas em todas as ESFs e na Central de Vacinas, no entanto, é importante que a comunidade procure o posto de Saúde mais próxima para a vacinação, pois haverá uma distribuição de doses em cada unidade. Em relação ao interior do município, a vacinação seguirá o roteiro da unidade móvel de Saúde.

Os grupos de risco são: crianças de seis meses a menores de cinco anos, em São Borja a meta prevista é vacinar 3.338 crianças; Gestantes é de 551 vacinas; para Puérperas (mulheres que deram a luz até 45 dias) a meta é de 91 vacinas; Idosos (indivíduos com ou mais de 60 anos) serão distribuídas 8.469 vacinas e trabalhador de saúde dos serviços públicos e privados tem como meta de vacinação 1.222 pessoas. No estado do Rio Grande do Sul o objetivo é vacinar mais de 3,6 milhões de pessoas que pertencem aos grupos prioritários.

Para o grupo de pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco como população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e professores será estipulado um número de doses aplicadas no período da campanha.

No dia 12 de maio será o dia “D” em que será intensificado a campanha, todas as unidades de ESFs, Nhú-porã e a Central de Vacinas funcionarão das 8h da manhã até as 17h da tarde sem fechar ao meio dia. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da vacina para a saúde.

As contra indicações da vacina são em casos específicos como histórico de reação contrária em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina. Pessoas que possuam alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. Em situações de doenças agudas febris moderadas ou graves recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro.

A vacina contra a Gripe H1N1 não confere proteção completa contra o vírus, no entanto previne aproximadamente 30% dos casos fatais e não fatais em idosos. Previne também, 40% dos casos da síndrome gripal e 50 a 70% das mortes em que o vírus foi identificado nos pacientes. A vacina contra a Influenza é eficaz e impede milhares de internações hospitalares.

Vale ressaltar que a vacina da Gripe H1N1 é produzida a partir dos vírus mortos sem risco de causar a infecção pelo vírus em si. É importante também que, a população procure pela medida de prevenção todos os anos e preferencialmente 15 dias antes da intensificação da circulação do vírus.

Fonte: DECOM

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página