Página inicial > Últimas Notícias > Prefeitura trabalha em ações de prevenção da Saúde Bucal

Prefeitura trabalha em ações de prevenção da Saúde Bucal

Publicado: Quarta, 18 Abril 2018 12:07 | Última Atualização: Quarta, 18 Abril 2018 12:07

Ligado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Departamento de Saúde Bucal está com um novo titular, trata-se do odontólogo Gustavo Cabeleira Monteiro, que já vinha atuando a serviço da secretaria. O setor é composto por 20 profissionais e está instalado no antigo Hospital São Francisco. O Departamento cuida, além dos atendimentos no local, também daqueles prestados nas ESFs (Estratégias de Saúde da Família) e no CEMAE (Centro Especialidades Médicas).

Em relação ao funcionamento de modo geral do Departamento de Saúde Bucal, diz que dois setores de atendimento público estão sendo aprimorados. Um deles diz respeito ao CEO – Centro de Especialidades Odontológicas - setor que também tem a finalidade de produção de próteses, em que objetivo é agilizar o serviço reduzindo o tempo de espera. A outra demanda a ser trabalhada está relacionadas às questões envolvendo à endodentia. São procedimentos como tratamentos de canais dentários ou procedimentos voltados a patologias similares.

O odontólogo Gustavo informa que o Departamento de Saúde Bucal estará atendendo inclusive pacientes portadores de necessidades especiais. Ele observa que, só considerando o público frequentador da Apae – cerca de 250 pessoas – já é um segmento significativo e que requer atenção especial e especializada. A estimativa, porém, é que o número de pacientes com esse perfil seja bem maior.

Por fim, destacou que está sendo formatada programação a ser desenvolvida em maio, mês dedicado a ações de prevenção aos cânceres bucais. O diretor Gustavo prevê a distribuição de materiais informativos e caráter pedagógico, mobilização de todas as unidades de atendimento, realização de palestras e outras concentrações públicas de mobilização e orientação.

Fonte: DECOM

Imagem:Marcela Cartolano