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Especialista propõe ações para aplicar nova Base Curricular

Publicado: Quinta, 26 Abril 2018 08:31 | Última Atualização: Quinta, 26 Abril 2018 08:34
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Na nova Base Nacional Comum Curricular proposta para o país, o Ministério de Educação (MEC) propõe que 40% dos conteúdos a serem ensinados nas escolas de formação básica sejam definidos no municípios. Diante dessa perspectiva, a Secretaria de Educação (SMEd) em São Borja promoveu na quarta-feira (25), encontro de professores municipais e estaduais, no auditório da Escola Estadual Apparício Silva Rillo. Veio à cidade falar aos docentes a diretora-geral da seccional/RS da UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais em Educação), Marlea Ramos Alves.

Especialista em questões educacionais, Marlea Alves observa que, como os parâmetros da nova Base Curricular estão instituídos pelo MEC, os municípios precisam aprofundar e agilizar os debates nos aspectos que são sua atribuição. Ela destaca que os educadores das redes municipal, estadual e privada de ensino têm de ser mobilizados em conjunto. A sugestão é que as questões locais mais relevantes devem ser incorporadas nos currículos das escolas, “mesmo que para serem trabalhadas de forma transversal nas diversas disciplinas”.

A diretora-geral da UNDIME elogiou a iniciativa da SMEd ao incorporar nas escolas de Ensino Fundamental um programa de Educação Empreendedora, em parceria com o Sebrae. Ressalta que esse aprendizado é “de importância fundamental, tanto para o empreendedorismo na vida pessoal ou, futuramente, empresarial”. Ela ressalta que, no geral, “nossos jovens não sabem lidar com dinheiro, e precisam ser educados para isso”.

Marlea Ramos Alves propõe ainda que os currículos nas escolas do município incluam temas ligados à sustentabilidade. Nesse sentido, também deu sinal de aprovação para a parceria entre SMEd e campus local da Universidade Federal do Pampa, no sentido de professores e estudantes aprenderem sobre coleta seletiva e o adequado para o lixo urbano.

Outro exemplo citado pela especialista em questões educacionais, a ser trabalhado nas escolas, refere-se ao adequado aproveitamento do potencial turístico de São Borja. Marlea aponta o rio Uruguai, o Cais do Porto e a herança missioneira e de vultos políticos locais como itens a constarem dos currículos escolares. A identificação e dependência do município com o agronegócio foi ainda mais uma sugestão apresentada.

Fonte: DECOM

Imagem: Lucas Carvalho/PMSB

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