Página inicial > Últimas Notícias > Reunião discute implantação de Comitê Fronteiriço

Reunião discute implantação de Comitê Fronteiriço

Publicado: Quinta, 03 Mai 2018 15:10 | Última Atualização: Quinta, 03 Mai 2018 15:14
Fotos:Lucas Carvalho

Aconteceu nesta quinta-feira (03/05), na Câmara de Vereadores, uma reunião para discutir a implantação do Comitê de Fronteiras entre São Borja e Santo Tomé. A prefeitura teve a participação do vice-prefeito, Roque Feltrin, e os secretários municipais. O encontro contou com a presença de autoridades e instituições dos dois países, como o cônsul argentino em Uruguaiana, Alejandro Jose Massuco e o cônsul do Brasil em Paso de Los Libres, Sérgio Taam, ainda prestigiaram o evento o Intendente de Santo Tomé (prefeito de Santo Tomé), Mariano Garay, o presidente da Câmara de São Borja, André Dubal, a vice-intendente e presidenteConcejo Deliberante de Santo Tomé (uma espécie de Câmara Municipal), Vivian Storti, e o senador da província de Corrientes, Victor Daniel Giraud.

A reunião teve como objetivo discutir o funcionamento do Comitê e de suas 4 comissões que buscam discutir assuntos referentes à fronteira. O órgão também visa promover a integração por meio de medidas que facilitem o trânsito fronteiriço de pessoas e veículos desenvolvendo assim a integração econômica, resguardando a saúde, gerando assim maior intercâmbio.

O comitê está subdividido em 4 comissões:

• Comissão de facilitação fronteiriça: integrada pelas autoridades do Centro Integrado de Fronteira (Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Provincial, Polícia Rodoviária Federal, Prefeitura Naval, Marinha, entre outos).

• Comissão de Infraestrutura: integrada pelas autoridades do centro integrado de fronteira, Mercovia SA, organismos descentralizados que tenham interferência na infraestrutura da Ponte Internacional e seus edifícios/prédios funcionais.

• Comissão de Comércio e Turismo: integrada pelas autoridades municipais, sindicatos, agências de turismo profissionais, profissionais do turismo e empresários turísticos.

• Comissão de Cultura, educação e saúde: integrada pelas autoridades municipais, colégios e escolas bilíngues e normais, fundações Ongs, escolas de música, dança e canto, empresários da cultura, bibliotecas, profissionais médicos e da saúde, entre outros.

Está sendo discutida a possibilidade da implantação da temática do Meio Ambiente.

O cônsul Alejandro destacou a importância da integração entre as cidades São Borja e Santo Tomé muito pelo fluxo que ocorre no local, de mercadorias, pessoas e pelo turismo. Alejandro também comentou a importância do diálogo entre as instituições e que a implantação do comitê será uma medida facilitadora.

Já Sérgio, cônsul brasileiro, ressaltou que para que o comitê funcione com êxito será necessário que os cidadãos participem levantando questões pertinentes para buscar as melhores soluções para a comunidade fronteiriça. Os cidadãos que têm interesse podem participar de alguma comissão a qual tenha interesse.

A primeira reunião com o conselho instituído será no dia 14/06 em local a definir, e serão alternados os locais da reunião, uma no Brasil e outra na Argentina.

Fonte: DECOM

Imagem:Lucas Carvalho/PMSB