Página inicial > Últimas Notícias > Secretaria da Saúde vacinou mais de 11 mil pessoas contra Gripe H1N1

Secretaria da Saúde vacinou mais de 11 mil pessoas contra Gripe H1N1

Publicado: Terça, 08 Mai 2018 10:51 | Última Atualização: Terça, 08 Mai 2018 10:51

A rede municipal de Saúde trabalha para novamente atingir as metas de vacinação contra Gripe H1N1 dos grupos de risco. Mais uma vez a estratégia foi espalhar as doses em cada ESF da cidade e na Central de Vacinas a fim de que os moradores procurem seu posto de Saúde. Essa medida possibilitou até o momento a vacinação de 11.300 pessoas.

Atualmente o percentual mais baixo é em relação às crianças vacinadas, até o momento foram imunizadas 893 crianças de seis meses a quatro anos, o que representa 25,91% da meta. O objetivo estabelecido pelo Ministério da Saúde para São Borja é vacinar 3.446 crianças.

O segundo percentual abaixo é o grupo das gestantes em que foram vacinadas 178, o que corresponde a 29,42% da meta. Faltam vacinar ainda 427 mulheres.

Neste ano, os professores também fazem parte dos grupos de risco. A Secretaria da Saúde já imunizou contra a Gripe H1N1 335 educadores, chegando a 35% do objetivo. Restam ainda 622 professores a serem vacinados.

A Prefeitura também precisa atingir metas nos grupos Puérperas (mulheres que deram a luz a menos de 45 dias) e Idosos. Até o momento foram vacinados 4931 idosos, o que representa 58,22% da meta. Para cumprir a meta integralmente precisa-se vacinar 3538. Em relação às puérperas, foram vacinadas 50 mulheres e para atingir o total faltam 49.

A Secretaria da Saúde já conseguiu cumprir a meta em relação aos profissionais da saúde, este também considerado grupo de risco pelo Ministério da Saúde. A meta estabelecida era de vacinar 1222 profissionais e as equipes imunizaram 1357, o que representa 111%.

Em torno dos doentes crônicos – pessoas com problemas respiratórios, cardíacos e outras doenças – já foram vacinados 3310, para esse grupo o Ministério não estipula meta. Da mesma forma que não se tem meta para a população carcerária e profissionais que trabalham no presídio, onde foram aplicadas 241 doses da vacina contra H1N1.

A Secretaria da Saúde aguarda chegar as doses do governo do Estado para vacinação do dia “D”, evento que ocorre no sábado dia (12/05). A rede de Saúde, com todos as ESFs, Central de Vacinas e o distrito de Nhú-porã, estará mobilizada das 8 às 17 horas para atender a população ou até esgotarem as doses em cada unidade.

Fonte: DECOM

Imagem: Arquivo DECOM