Página inicial > Últimas Notícias > SMEd estuda adesão ao programa Compasso de apoio socioemocional

SMEd estuda adesão ao programa Compasso de apoio socioemocional

Publicado: Quarta, 09 Mai 2018 10:38 | Última Atualização: Quarta, 09 Mai 2018 10:38

Está sob avaliação na Secretaria Municipal de Educação (SMEd) a provável adesão a mais uma inciativa visando qualificar o ensino oferecido nas escolas. A meta é colocar em prática o programa

Compasso, de apoio socioemocional a estudantes de Educação Básica. As ações têm estratégia pedagógica elaborada pelo Instituto Vila Educação, especializado na área.

O secretário João Carlos Reolon prevê a implantação do programa em pelo menos uma escola, este ano, como experiência-piloto. O passo inicial deverá ser a capacitação dos professores, para que depois possam trabalhar com os alunos. Essas formações aos docentes devem ser continuadas, segundo ressalta Reolon.

A coordenadora Pedagógica da SMEd, Lourdes Balbueno, vê com otimismo mais esse instrumento de apoio à prática educacional. Explica que o programa Compasso visa o ensino das habilidades socioemocionais, de modo a aumentar o sucesso acadêmico e social dos alunos, diminuindo problemas de comportamento. Isso, além de melhorar o desempenho dos estudantes, permite, também, que o trabalho do professor tenha maior rendimento em sala de aula.

O Instituto Vila Educação trata-se de uma organização não governamental, responsável pela produção e oferta de instrumentos complementares ao sistema de ensino tradicional. Cada ciclo dura cerca de um ano e, com isso, a Secretaria de Educação, pretende que a experiência-piloto em uma das escolas da rede municipal seja desenvolvida até o final do ano letivo de 2018. O custo para a SMEd seria apenas da aquisição do material produzido pelo instituto.

Fonte: DECOM

Imagem: Arte PMSB