Página inicial > Últimas Notícias > Licitação para obras da Farmácia Básica do Passo foi concluída

Licitação para obras da Farmácia Básica do Passo foi concluída

Publicado: Segunda, 14 Mai 2018 09:59 | Última Atualização: Segunda, 14 Mai 2018 09:59

Na última semana, a Secretaria de Planejamento encerrou a etapa de licitação para a compra de materiais visando às obras de reforma e à implantação da nova Farmácia Básica do Bairro do Passo. A nova unidade de serviços funcionará, em frente à Praça Assis Brasil, onde estava instalado o Pelotão Ambiental da Brigada Militar.

A secretária da Saúde Michelly Cherobini prevê que, aproximadamente, em agosto as obras de melhoria e adaptação no local possam estar concluídas. A expectativa é que a nova farmácia já possa entrar em operação, e em breve pronta para atender a comunidade.

Com a iniciativa, a Administração Municipal pretende descentralizar as atividades e facilitar os atendimentos à população. O objetivo é possibilitar que os moradores do bairro do Passo e vilas abrangidas tenha acesso mais fácil e mais rápido aos medicamentos oferecidos pelo serviço público.

Unidade do Centro

A Farmácia Básica instalada no antigo hospital São Francisco mudou sua localização. Passou a utilizar área mais ampla, antes destinada à Farmácia Popular. A Secretaria da Saúde informa porém, que o Ministério da Saúde mudou o sistema de controle e liberação de remédios, tornando o processo menos ágil.

A adoção da nossa sistemática tem resultado em filas de usuários dos serviços. A secretária Michelly Cherobini explica que não se trata de uma decisão local e que a medida é resultando do Ministério da Saúde.

A rede de Saúde municipal estuda ampliar o horário de atendimento. Enquanto isso, a recomendação é para que as pessoas procurem a farmácia cedo da manhã, quando o movimento é pequeno. O funcionamento é a partir das 7h30min até as 11h 30m e das 13h30 às 16h30m.

A secretária informa que a lista básica de medicamentos inclui 140 itens, e as faltas é geralmente de dois a três. No site da prefeitura (www.saoborja.rs.gov.br) a atualização da lista é feita semanalmente.

Fonte: DECOM

Imagem: DECOM