Página inicial > Últimas Notícias > São Borja sediou a primeira reunião do DETUR da AMM

São Borja sediou a primeira reunião do DETUR da AMM

Publicado: Terça, 15 Mai 2018 12:54 | Última Atualização: Terça, 15 Mai 2018 12:54
Foto: Lucas Carvalho

Pela primeira vez em sua história, São Borja sediou uma reunião do Departamento de Turismo (DETUR) da Associação dos Municípios das Missões (AMM). O encontro ocorreu no Instituto Federal Farroupilha, nesta terça-feira (15/05), e teve a participação de prefeitos e representantes da região.

Em pauta alguns assuntos como: confecção do Mapa Turístico da região, cadastramento para divulgação do turismo rural e o 3º Festival Gastronomia Missioneira o qual será realizado no Instituto Federal Farroupilha em São Borja.

O anfitrião da reunião, o prefeito Eduardo Bonotto falou da satisfação do município voltar a participar e estar integrado nas atividades da AMM. Bonotto ressaltou que o desenvolvimento turístico e regional passam pela integração e participação de todos os municípios da região e, por fim, reforçou o interesse de empresas implantarem o Free Shop em São Borja, sendo mais um atrativo regional.

A secretária de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Caroline Aquino, também falou do trabalho de aproximação do município com a AMM. Destacou a importância de parcerias, como, por exemplo, o trabalho com a intendência de Santo Tomé e também com o Instituto Federal Farroupilha, o qual contribui muito ao município com o curso de Gestão em Turismo, conhecimento e mão de obra que a região poderá usufruir. Caroline Aquino finalizou lembrando que o desenvolvimento em turismo tende a ser uma fonte para alavancar emprego e renda.

A reunião foi aberta pelo presidente da AMM e prefeito de Rolador, Paulo Peixoto, que ressaltou a satisfação de São Borja estar inserida nas discussões e pleitos da região, sendo mais um município a agregar forças. Peixoto lembrou que associação terá várias lutas a fim de fomentar o turismo e buscar recursos que fomentarão e valorizarão o potencial regional.

O diretor do Detur e prefeito de São Nicolau, Ricardo Klein, frisou a necessidade dos agentes públicos e também entidades privadas estarem unidos em prol do desenvolvimento regional, na oportunidade agradeceu os empresários de algumas cidades que acompanharam o encontro. Palavras que foram reforçadas pelo prefeito de Caibaté, Amauri Pires da Silva, destacando que o turismo não é feito sozinho, mas que todos devem ter o compromisso de divulgar e se envolver.

A reunião teve em sua pauta a apresentação do Festival de Gastronomia feita pela professora Aline Prestes Roque. A professora fez um histórico de como surgiu o evento, quais são os objetivos e contou como estão os preparativos para o evento deste ano que terá por tema “Raízes Missioneiras”, em data a confirmar.

Por fim, vários representantes de municípios convidaram para atividades e eventos que ocorrerão em suas cidades. O prefeito Bonotto agradeceu a participação de cada representante e nas próximas reuniões do DETUR estará falando sobre o processo de implantação do Free Shop em São Borja.

Fonte: DECOM

Imagem: Lucas Carvalho