Página inicial > Últimas Notícias > Comitê cria Comissão de Facilitação Fronteiriça

Comitê cria Comissão de Facilitação Fronteiriça

Publicado: Sexta, 18 Mai 2018 12:00 | Última Atualização: Sexta, 18 Mai 2018 12:03

O Comitê de Tráfego Vicinal Fronteiriço São Borja-Santo Tomé deu mais um passo no sentido da sua estruturação. Nesta quinta-feira (17/05), reunião no Centro Unificado de Fronteira da Ponte da Integração criou a Comissão de Facilitação Fronteiriça, com a finalidade de debater e desburocratizar todas as relações de intercâmbio entre as duas localidades na divisa Brasil-Argentina.

O encontro foi na Delegação de Controle da ponte e teve participação, pela Prefeitura de São Borja, do vice-prefeito Roque Feltrin e da diretora do Departamento de Desenvolvimento Econômico e Relações Internacionais, Kátia Aguilar.

A Comissão de Facilitação Fronteiriça terá participação de todos órgãos brasileiros de controle na ponte internacional, como Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Ministério da Agricultura, assim como as instituições correspondentes da Argentina. Ainda integram a comissão a Delegação de Controle da ponte (Delcon), a Mercovia e as entidades do empresariado de São Borja e Santo Tomé. Ficou definido para presidir a comissão o presidente da Delcon, Santiago Faisal, e o secretário será, Jorge Goulart Ross.

O vice-prefeito Roque Feltrin ressalta que a comissão criada será de fundamental importância para a maior integração São Borja-Santo Tomé. Ele exemplifica que entram no rol das atribuições questões desde a facilitação da circulação de estudantes até o desembaço aduaneiro e fitossanitário para agilizar a liberação de veículos e cargas no intercâmbio comercial. “Hoje perde-se muito tempo na espera, e isso deve ficar mais fácil e mais rápido” - ressalta Feltrin, apontando ainda como meta a instituição de uma espécie de 'Identidade Fronteiriça' para quem mora em São Borja ou Santo Tomé.

Para a próxima terça-feira, dia 22, às 14h, ficou marcada uma nova reunião, esta na Sala do Servidor, na Prefeitura de São Borja. O objetivo será a criação de outras três comissões no Comitê: as de Infraestrutura; de Saúde e Educação; e de Comércio e Turismo. O grupo executivo do comitê ainda prevê a formação de mesas de trabalho, envolvendo os prefeitos das duas cidade, as universidades e setores como o meio ambiente.

Para 14 de junho, no Centro Nativista Boitatá, está programado encontro geral de formação do Comitê Fronteiriço. Além das comunidades de São Borja e Santo Tomé, participarão os consulados do Brasil e da Argentina, assim como outros representantes da chancelaria dos dois países.

Fonte: Decom / Prefeitura de São Borja

Crédito Imagem: Delcon