Página inicial > Últimas Notícias > Semana é de novo de levantamento sobre incidência do Aedes Aegypti

Semana é de novo de levantamento sobre incidência do Aedes Aegypti

Publicado: Terça, 22 Mai 2018 12:21 | Última Atualização: Terça, 22 Mai 2018 12:21

A partir desta terça-feira (22/05) e até sexta (25), São Borja desenvolve mais uma operação de controle em relação à proliferação e incidência de larvas e do mosquito Aedes Aegypti. Está em desenvolvimento mais uma edição do Levantamento por Índice Rápido (LIRA), segundo critérios do Ministério da Saúde. Trata-se de inspeção que abrange 20% a 50% dos locais normalmente monitorados, conforme a região da cidade. No caso de São Borja, são 24.411 pontos no total.

A operação na cidade envolve toda a equipe de 20 agentes de controle de endemias, os dois coordenadores locais e ainda com apoio e acompanhamento de técnicos da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde. A diretora de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, Fernanda Bohn, apela à comunidade no sentido de facilitar o acesso às residências dos agentes em relação ao seu trabalho.

Até o ano passado, o Ministério de Saúde realizava duas edições do LIRA, anualmente. A partir de 2018, serão quatro a cada ano. Uma ocorreu em fevereiro e a segunda é agora. Os últimos indicadores mostram que duas regiões urbanas – o Centro e o Bairro Pirahy – continuam sendo a de maior incidência do mosquito.

A advertência dos técnicos é de que, mesmo com o frio, não cessam as ações do Aedes aegypti. Nas últimas semanas, aumentaram os focos na cidade. Já são 601 ocorrências até o final da última semana. Pelo menos três patologias são transmitidas pelo mosquito – dengue, febre Chikungunya e Zika.

Fonte: DECOM

Imagem: Arquivo