Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > São Borja redobra vigilância em relação ao Aedes Aegypti
Início do conteúdo da página

São Borja redobra vigilância em relação ao Aedes Aegypti

Publicado: Quinta, 24 Mai 2018 10:47 | Última Atualização: Quinta, 24 Mai 2018 10:47
imagem sem descrição.

A equipe de agentes do Serviço de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde terminou na quinta-feira (24/05) a operação de coleta de materiais em novo Levantamento de Índice Rápido

(LIRA) em relação ao Aedes aegypti. Técnicos da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde também participaram da operação. Chamou a atenção o grande volume de materiais coletados e que podem confirmar a incidência de larvas ou do mosquito já formado.

Nesta quarta-feira (23/05), o prefeito Eduardo Bonotto convocou uma reunião para discutir o assunto com o vice-prefeito Roque Feltrin, a secretária da Saúde Michelly Cherobini, o secretário de Infraestrutura Edson Damião Ribas, o coordenador do Departamento de Serviços Urbanos Oscar Giovani Martins, a diretora da Vigilância Sanitária Fernanda Bohn.

Os laudos relatando os resultados do levantamento serão divulgados na próxima semana, pela Coordenadoria de Saúde. Desde já, porém, a recomendação da diretora de Vigilância Sanitária, Fernanda Bohn, é de atenção redobrada em relação a ações de prevenção na comunidade. “É preciso que todos os depósitos de água sejam eliminados no ambiente doméstico e, na hipótese de casos suspeitos de larvas ou de mosquitos, o próprio morador tem de exterminar o foco, sem esperar um agente de vigilância”, destaca Fernanda Bohn.

Ele diz que em São Borja está aumentando o número de focos, mesmo com a chegada do frio, e, além desse, outro motivo de preocupação, com casos confirmados ou suspeitos de Chikungunya em Santiago. A doença é transmitida pelo Aedes aegypti, além da Dengue e do Zika
Vírus, e apresenta sintomas semelhantes. O temor, em relação a Santiago, é a proximidade geográfica e a grande circulação entre aquela cidade e São Borja.

Na cidade, esta semana, subiu para 640 o número de focos de larvas do Aedes, este ano, número que supera ao registrado no ano passado no mesmo período. “A impressão é que o mosquito está se
adaptando às condições ambientais e se proliferando com facilidade”, segundo observa Fernanda Bohn. O bairro Pirahy está com o maior número de foco – 246 -, seguido pela área centro-sul, com  235 incidências. No bairro José Alvarez são 85 casos, no bairro do Passo 57 e na vila Umbu,
outros 17.

As recomendações incluem o recolhimento do meio ambiente dos pneus tipo sucata. Os pneus em desuso, que podem virar criadores de mosquito, devem ser levados para depósito montado no antigo hospital São Francisco. A entrada é pela rua 20 de Setembro. O material é levado para fora da cidade, para processo de reciclagem. 

Fonte: DECOM

Imagem: Ritieli Ramos

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página