Página inicial > Últimas Notícias > São Borja elege seus delegados para assembleia regional do Corede

São Borja elege seus delegados para assembleia regional do Corede

Publicado: Sexta, 25 Mai 2018 09:53 | Última Atualização: Sexta, 25 Mai 2018 09:58

O Conselho Regional de Desenvolvimento (Comude) realizou, nesta quinta-feira (24/05), a audiência pública visando a escolha dos representantes que estarão em Alegrete, a reunião regional, discutindo com os demais 12 municípios as demandas da Fronteira Oeste no dia (05/06). Mais de 150 pessoas estiveram na Câmara de Vereadores, o que deu direito a São Borja ter mais cinco delegados.

O município levará para a assembleia regional cinco projetos que estão distribuídos nas áreas da segurança, saúde, turismo, agricultura familiar e infraestrutura. Em Alegrete, os representantes de São Borja tentarão entrar em acordo com os outros municípios sobre os projetos que irão a votação.

A votação da Consulta Popular acontece nos dias 26, 27 e 28 de junho por meio dos votos na internet e no sistema off-line, através de celular e tablet. O eleitor terá direito a escolher apenas uma demanda, diferente de outros anos em que era possível escolher mais de um projeto.

O município para receber recursos da Consulta Popular precisa ultrapassar cláusulas de barreira, trata-se de um sistema que avalia desempenho, participação e envolvimento da comunidade em relação às demandas.

O primeiro quesito é em relação ao número de eleitores que precisam votar no pleito espontâneo. Municípios como São Borja é necessário a participação de 4% do eleitorado, o que corresponde a cerca de 2 mil votos. O segundo requisito é a participação em cada projeto, o mecanismo exige para um eleitorado do tamanho de São Borja o percentual mínimo de 2% do total de votos que a demanda recebeu na região, por exemplo um projeto na área da saúde recebeu nas 13 cidades um total de 30 mil votos, São Borja para receber recurso neste projeto precisa de 600 votos somente nesta demanda.

Em 2017, São Borja foi o segundo município com maior participação de eleitores na Fronteira Oeste e ficou entre os quatro municípios que receberam recursos nos três projetos que foram a votação. Esta ação resultará no incremento de R$ 400 mil nas áreas da saúde, agricultura familiar e turismo.

Este ano o governo do estado destinou R$ 3,6 milhões para Fronteira Oeste, recurso que entrará no caixa dos municípios, para aqueles que preencherem os requisitos de participação, em 2019.

Participaram do encontro o prefeito em exercício Roque Feltrin, a vereadora Sandra Marques representando a Câmara, o presidente do Comude São Borja Reinaldo Garcia, o presidente do Corede Fronteira Oeste Hildebrando Santos e o vice – presidente Hugo Chimenes. Mais informações para participar da consulta popular em São Borja é necessário conversar com o Alberi Carvalho (Dico), que trabalha na Sala dos Conselhos Municipais na Prefeitura.

Fonte: Decom / Prefeitura de São Borja

Crédito Imagem: Lucas Carvalho / Decom