Página inicial > Últimas Notícias > Prefeito convoca lideranças e cria comitê para gerenciamento de crise

Prefeito convoca lideranças e cria comitê para gerenciamento de crise

Publicado: Segunda, 28 Mai 2018 11:45 | Última Atualização: Segunda, 28 Mai 2018 11:45

Na manhã de sábado (26/05), na Prefeitura, o prefeito Eduardo Bonotto voltou a reunir com lideranças da comunidade e entidades representativas para discutir ações em caráter emergencial, visando ao enfrentamento da atual crise de abastecimento de combustível, no município e no país. A crise é motivada pela greve dos caminhoneiros e que, na quinta-feira (25) levou a administração a decretar estado de calamidade pública no município.

A definição é que o serviço de transporte coletivo urbano, da concessionária Integração, somente será oferecido nos horários estratégicos e de maior demanda. Com isso, as linhas da ônibus funcionarão na cidade, durante a crise, das 6h30min às 8h30min; das 11h30min às 14h; das das 17h30min às 19h30min; e das 22h30min às 24h. Esses horários são previstos até quarta-feira, mudando no feriado de quinta-feira, quando será reduzida a frota – com linhas às 8h30min; 12h30min; 19h e 22h.

Quanto ao recolhimento de lixo, está mantido, mas com restrições em relação à escala habitual. Na área central a coleta será na segunda, quarta e sexta-feira. Já na Zona Sul o recolhimento será na segunda e sexta-feira. Em relação à Zona Norte, o serviço será na terça-feira e no sábado.

Já o funcionamento nas escolas municipais é mantido parcialmente a partir desta semana. Como existe gás de cozinha e gêneros alimentícios para a merenda, a Secretaria de Educação mantém as aulas na cidade, para escola de Ensino Infantil e de Ensino Fundamental. No interior do município, porém, as aulas estão suspensas, devido à falta de combustível e à impossibilidade de manutenção do serviço de transporte escolar.

Na área de Saúde, apesar das dificuldade acarretadas pela greve dos caminhoneiros, todos os serviços essenciais não sofreram interrupção. Com isso, seguem à disposição as ESFs, o Posto Central na Praça da Lagoa e também os serviços de aplicação de vacinas. Quanto à imunização contra a gripe, segue ainda esta semana, podendo ser procurada a Central de Vacinas, localizada no antigo hospital São Francisco, e ainda nas ESFs. Na Saúde estão suspensos, temporariamente, os serviços no interior do município, devido à falta de combustíveis.

Como resultado da intervenção do Comitê da Crise, no fim de semana um caminhão de combustível foi mandado a São Borja. O carregamento foi trazido de Cruz Alta, com apoio de escolta da Polícia Rodoviária Federal. O combustível será distribuído a partir das 14h desta segunda-feira (28), para atender demandas prioritárias das áreas da Saúde e Segurança Pública.

A reunião na Prefeitura, coordenada pelo prefeito Eduardo Bonotto, teve participação de diversos secretários e do coordenador do grupo de trabalho, Edson Damião Ribas, titular da pasta de Infraestrutura e coordenador da Defesa Civil. Também participaram representantes da Câmara de Vereadores, Sindicato Rural, órgãos de Segurança, Corsan, Agesb e entidades representativas do comércio.

Fonte: DECOM

Imagem: Darlan Santos