Página inicial > Últimas Notícias > QUARTEL DOS BOMBEIROS: após 11 anos do seu início, obras são retomadas

QUARTEL DOS BOMBEIROS: após 11 anos do seu início, obras são retomadas

Publicado: Terça, 29 Mai 2018 13:03 | Última Atualização: Terça, 29 Mai 2018 13:44

Desde 2007, a obra do quartel de bombeiros de São Borja se arrasta e não pode ser concluída. Nesta terça-feira (29/05), um passo importante foi dado para efetivar a transferência da corporação para o local, com a benção e palavras do padre Aodomar Wandscher, o prefeito Eduardo Bonotto assinou a ordem de serviço para continuação da obra do quartel de Bombeiros.

A empresa responsável pela construção será a RAK Engenharia, vencedora do processo licitatório. Os recursos da obra, cerca de R$ 250 mil, são oriundos do Fundo Municipal de Reaparelhamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom). Este valor tem sido devolvido pela atual Administração Municipal, a qual vem restituindo de forma parcelada o Fundo dos Bombeiros, pois na gestão passada os valores foram sequestrados judicialmente da conta do Funrebom, gerando uma dívida que está sendo paga pelo governo atual. Com o recurso será possível a conclusão da parte administrativa, sala de atendimento ao público, uma base inicial do piso para circulação das viaturas, parte do cercamento e alojamento para corporação.

O ato da assinatura da ordem de serviço contou com inúmeras autoridades, que no decorrer dos anos, se engajaram na causa como o presidente da Acisb, Wolmi Oliveira, e representante do Sindilojas, Ibrahim Mahmud. Wolmi e Ibrahim destacaram que a união da comunidade faz a diferença e que a responsabilidade e comprometimento do prefeito Bonotto foi determinante para retomada da obra.

Na ocasião, representando o 11° Batalhão de Bombeiros Militar, a capitã Josiane Teloeken agradeceu o prefeito e sua equipe pelo trabalho e apoio em relação ao processo licitatório. Lembrou que a administração municipal manteve o diálogo e a disposição para realizar a negociação para devolução dos recursos do Funrebom. Por fim, Teloeken falou que as novas instalações darão melhores condições de trabalho para corporação.

O vereador José Luis Machado (Boca) ressaltou que a assinatura da ordem de serviço é uma vitória da comunidade São-borjense, a qual vem sendo travada por muitos anos e com inúmeras dificuldades. O vereador finalizou parabenizando o prefeito e demais lideranças, destacando que a união do povo e administração fazem a diferença.

O último pronunciamento da solenidade foi do prefeito Eduardo Bonotto. Bonotto fez questão de fazer um retrospecto da situação e destacou que dar continuidade a obra do quartel de bombeiros se tratava de uma prioridade de sua administração, “Elegemos prioridades e antes mesmo de assumirmos a Prefeitura tivemos conversas com o comandante, sargento Élvis Pimentel, sobre a situação da obra e dos recursos do Funrebom sequestrados judicialmente. Tomamos uma atitude, fomos a Promotoria e ajustamos um Termo de ajustamento de Conduta (TAC) e com todas as dificuldade financeiras conseguimos honrar nosso compromisso. Hoje é um dia especial, estamos deixando um legado às futuras gerações, mostrando que por meio da união das entidades é possível atingir os objetivos e construir um município melhor e com serviços de qualidade. Nos próximos meses, queremos estar entregando esta obra para os Bombeiros e que continuem cumprindo o seu nobre ofício – que é salvar vida” - finalizou Bonotto.

O prédio inacabado passou pela gestão de três governadores do estado e, por fim, sendo entregue para o governo municipal, na gestão passada, a fim de concluir a obra. Conforme o contrato, a empresa tem cinco dias para começar as obras, o prazo de conclusão é cerca de seis meses.

Fonte: DECOM

Imagem: Lucas Carvalho