Página inicial > Últimas Notícias > Programa Mãe/Bebê São-borjense dará mais assistência a gestantes e crianças

Programa Mãe/Bebê São-borjense dará mais assistência a gestantes e crianças

Publicado: Terça, 05 Junho 2018 08:26 | Última Atualização: Terça, 05 Junho 2018 08:52

Através de parceria da Secretaria Municipal de Saúde, do Hospital Ivan Goulart e da Universidade Franciscana de Santa Maria (Unifra), será lançado nesta sexta-feira (08/06) o Programa Mãe/Bebê São-borjense. O ato de lançamento será às 18 horas, na Sala do Servidor, na Prefeitura. A finalidade é humanizar e garantir  acompanhamento mais frequente à mãe enquanto gestante e à criança, antes e depois do nascimento.

Serão mobilizados em torno da iniciativa os diversos órgãos de prestação de serviços da Saúde municipal, mas especialmente as ESFs. Uma das coordenadoras do programa, enfermeira Manoella Malgarin, diz que a meta é que a gestante consiga na sua Estratégia de Saúde da Família a marcação de todos os exames e acompanhamentos médicos necessários. Para isso, as equipes das unidades de Saúde serão capacitadas para que o atendimento humanizado pretendido aconteça a partir de agora.

Ao longo da gestação, são programadas sete consultas médicas e três exames com imagens, para avaliações do bebê, incluindo a identificação. Também é prevista mobilização do NASF (Núcleo de Atenção à Saúde da Família), dos agentes de saúde e dos  núcleos de convivência nos CRAS (Centros e Referência em Assistência Social). No Hospital Ivan Goulart, a mobilização será, em geral de todos os setores de atendimento, mas, em especial, do Centro Materno-Infantil, com apoio técnico de médicos obstetras e pediatras.

São Borja registra, atualmente, 90 nascimentos por mês. Outra finalidade da iniciativa é humanizar e estimular os partos naturais,  tendo como um dos parâmetros experiência exitosa desenvolvida em Curitiba, PR.  A meta é que essa maior assistência e orientações em todo o período gestacional e após o parto assegure  melhor comodidade e saúde à mãe, além de menor risco de complicações ou risco de óbito ao recém-nascido.

O programa Mãe/Bebê São-borjense vai instituir uma espécie de prontuário com o histórico da gestante, suas características pessoais e eventuais intercorrências durante a gestação. A ideia é ainda fazer acompanhamento permanente do feto e, depois, do bebê, de modo que garanta melhor padrão de natalidade e melhor qualidade nos primeiros anos de vida.

O programa estabelece a operacionalização de um sistema interligado entre os diversos órgãos envolvidos, para que a troca de informações. A projeção é de que esses conjunto de ações resulte em redução dos níveis de mortalidade infantil no município, o que será possível avaliar um ano após a implantação do novo sistema.

Fonte: Decom / Prefeitura de São Borja