Página inicial > Últimas Notícias > CAM foi inaugurado em novo local

CAM foi inaugurado em novo local

Publicado: Quarta, 06 Junho 2018 13:10 | Última Atualização: Quarta, 06 Junho 2018 13:21

Um importante passo foi dado em relação à inclusão dos alunos deficientes da rede municipal nesta quarta-feira (06/06), em que foi inaugurado o novo local para o Centro de Atendimentos Múltiplos (CAM). A decisão tomada pela administração municipal em mudar de endereço tem o objetivo de melhorar a acessibilidade e disponibilizar mais espaço aos profissionais e alunos a fim de qualificar o atendimento.

O novo espaço está situado na rua Eddie Freire Nunes, n°2100. O prédio tem uma área com cerca de 200 metros quadrados, tendo inúmeras salas para o atendimento específico conforme a necessidade do aluno. As salas são equipadas com material pedagógico, além de possuírem identificação em braile e linguagem de sinais. O local conta com uma biblioteca em braile que está aberta para comunidade visitar.

Na solenidade de abertura, o primeiro pronunciamento foi da coordenadora do CAM, Ivani Lima, que destacou a importância de se ter um local ideal para trabalhar, o qual seja acolhedor e acessível a todos os alunos. Ivani falou que dos desafios do educador especial é oferecer um serviço que identifique, elabore e organize recursos de acessibilidade que venha eliminar barreiras para participação do aluno deficiente, considerando a necessidade do estudante.

Na ocasião, ainda ocorreram os falas do presidente da Adevasb, Paulo Molinos, e do pai de aluna Paloma Fortes, o sr. Ramão Fortes, os quais mencionaram as dificuldades de acesso que os alunos deficientes, principalmente cadeirantes, enfrentavam para receber atendimento nos prédios antigos (antigo Hospital São Francisco e Prefeitura). Ambos agradeceram a administração municipal pela atenção e sensibilidade em buscar um local apropriado para atendimento dos alunos.

Após foi a vez da coordenadora da Educação, Lourdes Balbueno, que fez um histórico de como foi instituído o CAM e frisou o interesse da administração municipal em garantir melhor assistência pedagógica aos alunos incluídos. Lourdes lembrou que a administração redimensionou a equipe de atendimento multidisciplinar escolhendo pessoas com o perfil adequado para cada área.

O titular da pasta da educação, João Carlos Reolon, explicou que a inauguração do novo espaço para o CAM é um momento especial para administração, um momento de humanização. Reolon destacou que o ato ultrapassa o caráter administrativo de uma gestão e tornar-se uma experiência humanizadora de olhar com atenção para todos. Por fim, João Carlos enalteceu a participação ativa dos pais dos alunos, pois as melhores conquistas em uma sociedade se dão com o envolvimento de todos.

O presidente da Câmara, André Dubal, destacou que a administração municipal buscou dar o tratamento ideal aos alunos com a inauguração do novo espaço. Dubal lembrou que o departamento é composto por profissionais capacitados e que são referências em suas áreas e que a mudança de endereço facilitará o atendimento para o aluno que precisa.

O prefeito Eduardo Bonotto foi o último a se pronunciar e lembrou que ao tomar posse na Prefeitura também assumiu o compromisso de proporcionar mais qualidade de vida à sociedade. Bonotto também destacou o trabalho da administração de montar uma equipe multidisciplinar a fim de garantir mais qualidade no atendimento. Por fim, falou da necessidade de todos, poder público, entidades e sociedade, se unirem em prol do compromisso de garantir inclusão, acessibilidade, qualidade de vida e um futuro melhor para os alunos do CAM e pessoas deficientes.

O CAM atende cerca de 240 alunos da rede municipal, tendo por público-alvo os alunos com deficiências intelectuais, física, sensoriais (surdos, cegos e baixa visão), e altas habilidades. Destes 150 são atendidos diretamente no CAM, o departamento conta com psicóloga, assistente social, fonoaudióloga, duas pedagogas (educadoras especiais), e docente em libras. Os demais alunos são atendidos na própria escola, na sala do AEE (Sala de atendimento educacional especializado), onde o profissional do CAM se desloca e presta apoio e assessoria ao professor de educação especial e também ao aluno que precisa de atendimento.

Fonte: Decom / Prefeitura de São Borja

Crédito Imagens: Lucas Carvalho / Decom