Página inicial > Últimas Notícias > São Borja relembra os 153 anos de resistência à invasão Paraguaia

São Borja relembra os 153 anos de resistência à invasão Paraguaia

Publicado: Sexta, 08 Junho 2018 09:45 | Última Atualização: Sexta, 08 Junho 2018 09:48

A data foi celebrada nesta quinta-feira (07/06), em um tradicional evento que objetiva reconstruir cenas do combate travado em terras são-borjenses entre Paraguaios e Brasileiros, sendo mais um fato da sangrenta Guerra do Paraguai. A encenação é composta por cerca de 40 integrantes, tendo representantes do 2° Regimento de Cavalaria Mecanizada ( 2°RC Mec) e da entidade tradicionalista Boitatá.

A narrativa conta sobre a tentativa do exército paraguaio em invadir o Brasil, especificamente no Rio Grande do Sul, começando por São Borja e tendo a intenção de avançar no continente a fim de ter um saída ao mar. O plano do General Solano Lopes, presidente do Paraguai, é contido devido a resistência de um pequeno agrupamento local, os quais tiveram o reforço dos voluntários da pátria. O combate militar que permitiu a retirada das famílias da até então vila São Francisco de Borja, e frear os avanços do exército inimigo, o qual se conteve na fronteira.

O evento é uma realização do 2° RCMec, Câmara de Vereadores e Prefeitura de São Borja. O evento contou com a participação do prefeito em exercício, Roque Feltrin, os secretários municipais Plínio Klein, João Pedro Daitx e outros representantes do executivo municipal.

Fonte: DECOM

Imagem: Lucas Carvalho