Página inicial > Últimas Notícias > Central de Compras na Prefeitura espera por mais fornecedores

Central de Compras na Prefeitura espera por mais fornecedores

Publicado: Segunda, 11 Junho 2018 10:07 | Última Atualização: Segunda, 11 Junho 2018 10:08

Implantada há dois meses, está em funcionamento unidade de Central de Compras na Prefeitura em São Borja. Trata-se de uma área de serviços, com status de Departamento, agregada à Secretaria de Planejamento, mas com a finalidade de atender às demandas de todas as demais pastas na administração municipal. “O objetivo do prefeito Eduardo Bonotto, com a iniciativa, é racionalizar a rotina de aquisição de insumos e serviços nos diversos setores”, segundo explica o secretário de Planejamento, João Pedro Daitx.

O coordenador da Central de Compras, Eugênio Pedrolo, destaca que, apesar de atividades há poucas semanas, já são positivos os resultados obtidos. Ele explica que os processos de compra, além de ganharem mais agilidade, centralizam-se apenas em um grupo de trabalho. Entretanto, apesar dos avanços já obtidos, a equipe formada por quatro servidores, busca a ampliação do atual número de fornecedores através dos processos licitatórios à Prefeitura.

Por meio da imprensa e de outras mídias, convite está sendo feito às empresas – de micro, pequeno, médio ou grande porte – para que se habilitem a serem fornecedores. Pedrolo observa que “existe um conceito distorcido de que um pequeno fornecedor não pode vender para a Prefeitura. Isso não é verdade, pois, ao contrário, todos podem e devem participar das licitações”. Nesse sentido, os Microempreendedores Individuais – MEIs, têm incentivo, garantido pela legislação, para participar dos leilões.

A recomendação é que, na hipótese de cadastros defasados, haja atualização. Já no caso de alguma pendência fiscal com a municipalidade, é preciso encaminhar acerto. “Além dos fornecedores
tradicionais com os quais trabalhamos, queremos ampliar o banco de ofertas e alternativas, inclusive para democratizar o processo”, diz o secretário João Pedro Daitx.

Prioridade local

O coordenador da Central de Compras lembra que as licitações, para quaisquer aquisições, são feitas com base nos preços de mercado ou referência de três empresas fornecedoras. Eugênio Pedrolo observa que, deste modo, “quanto maior o leque de alternativas, maiores e melhores serão as chances de uma operação de compra economicamente mais adequada”.

Outra finalidade da Central de Compras, ao formar maior banco de oferta e fornecedores, é também estimular as aquisições de âmbito local. Pedrolo acrescenta que o prefeito Bonotto sempre tem priorizado ações desse tipo, “e esta é uma grande oportunidade”.