Página inicial > Últimas Notícias > Município lança programa Mãe/Bebê São-borjense

Município lança programa Mãe/Bebê São-borjense

Publicado: Segunda, 11 Junho 2018 14:49 | Última Atualização: Segunda, 11 Junho 2018 14:50

Na última sexta-feira (08/06), ocorreu na Prefeitura o lançamento do programa Mãe/ Bebê São-borjense. O projeto é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde, do Hospital Ivan Goulart e da Universidade Franciscana de Santa Maria (Unifra) com a finalidade de humanizar e garantir acompanhamento mais frequente à mãe enquanto gestante e à criança, antes e depois do nascimento.

Participaram do lançamento o prefeito em exercício Roque Feltrin, a diretora do hospital Ivan Goulart Fernanda Bonotto, a representante da Unifra Dirce Stein Backes, o vice-presidente da Câmara José Luiz Rodrigues Machado (Boca) e a secretária da Saúde Michelly Cherobini. A explanação do Programa foi da enfermeira Camila Malgarim Coelho e informações sobre cronograma de implantação a enfermeira Manoela Malgarim, responsável pelo MAC.

O programa tem o objetivo de realizar um trabalho em rede envolvendo os diversos órgãos de prestação de serviços da Saúde municipal, mas especialmente as ESFs (Postos de Saúde). A meta é que a gestante consiga no seu posto de saúde a marcação de todos os exames e acompanhamentos médicos necessários. Para isso, as equipes das unidades de Saúde serão capacitadas para que o atendimento humanizado pretendido aconteça a partir de agora.

Ao longo da gestação, são programadas sete consultas médicas e três exames com imagens, para avaliações do bebê, incluindo a identificação. Também é prevista mobilização do NASF (Núcleo de Atenção à Saúde da Família), dos agentes de saúde e dos  núcleos de convivência nos CRAS (Centros e Referência em Assistência Social). No Hospital Ivan Goulart, a mobilização será, em geral de todos os setores de atendimento, mas, em especial, do Centro Materno-Infantil, com apoio técnico de médicos obstetras e pediatras.

A meta é que essa maior assistência e orientações em todo o período gestacional e após o parto assegure  melhor comodidade e saúde à mãe, além de menor risco de complicações ou risco de óbito ao recém-nascido. O programa Mãe/Bebê São-borjense vai instituir uma espécie de prontuário com o histórico da gestante, suas características pessoais e eventuais intercorrências durante a gestação. A ideia é ainda fazer acompanhamento permanente do feto e, depois, do bebê, de modo que garanta melhor padrão de natalidade e melhor qualidade nos primeiros anos de vida.

O programa estabelece a operacionalização de um sistema interligado entre os diversos órgãos envolvidos, para que a troca de informações. A projeção é de que esses conjunto de ações resulte em redução dos níveis de mortalidade infantil no município, o que será possível avaliar um ano após a implantação do novo sistema.

Fonte: Decom / Prefeitura de São Borja

Crédito Imagem: Ritieli Ramos / Decom