Página inicial > Últimas Notícias > Distribuídas mais de duas toneladas de leite em pó

Distribuídas mais de duas toneladas de leite em pó

Publicado: Quarta, 13 Junho 2018 09:25 | Última Atualização: Quarta, 13 Junho 2018 09:25

Ao longo dos últimos meses, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social em São Borja vem fazendo a distribuição de leite em pó a famílias em vulnerabilidade social e as instituições assistenciais ou de caráter filantrópico. A distribuição ocorre graças ao envio, no início do ano, de quase sete toneladas do alimento, operação que teve a iniciativa da superintendência da Companhia Nacional de Abastecimento no Rio Grande do Sul (Conab/RS e do são-borjense Carlos Roberto Bestetti).

Levantamento mostra que até quarta-feira, dia 13, já foram entregues 2.080 quilos de leite em pó. Esse volume equivale a mais de 20 mil litros de leite. Isto porque de cada quilo do produto é possível produzir 10 litros de leite.

Na terça-feira (12/06), o prefeito Eduardo Bonotto fez a entrega de 200 kg de leite em pó a Pastoral da Criança. A solenidade de entrega ocorreu na Paróquia Imaculada da Conceição, no Bairro do Passo, onde também foi distribuído o alimento aos representantes das demais pastorais como a Comunidade Nossa Senhora de Fátima – Nhú-Porã, São Francisco de Borja – da Vila Boa Vista, Nossa Senhora Aparecida – da Vila Goulart, da São Francisco de Borja – do Bairro São João Batista e Paróquia São Roque, do Bairro do Tito. A Pastoral atende ao todo 380 crianças e também faz um trabalho específico com as gestantes. Bonotto fez questão de destacar as ações das pastorais nas comunidades, sendo atividades que colaboram tanto para saúde física como para o bem estar do espírito, levando esperança e fé às pessoas que precisam.

Destas mais de duas toneladas, a Prefeitura distribuiu para o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do Centro 510 quilos de leite. Para o CRAS Passo, 410 quilos; 260 quilos ao CRAS Arneldo Matter, mais 340 quilos ao CRAS Paraboi e ainda 150 quilos ao CRAS Leonel Brizola.

Já para o projeto Despertando Valores, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, foram repassados 120 quilos de leite em pó. Outros 60 quilos foram entregues ao CRAS Itinerante. Nesta terça-feira (12/06), a Pastoral da Criança, por sua vez, recebeu 200 quilos. Ao mesmo tempo, a Sociedade Espírita Alan Kardec recebeu 30 quilos.

A distribuição de leite também é feita como forma de complemento alimentar no repasse de cestas básicas a famílias necessitadas, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Todo o brabalho é coordenado pelo Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da secretaria.

O secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Quoos, ressalta que a iniciativa vai prosseguir ao longo dos próximos meses, como mais uma ações que vem para minorar as demandas do público assistido, Lembra que no atual período de inverno as necessidades acabam sendo maiores e, com isto, a operação vai ser intensificada.

O estoque de leite repassado pela Conab para São Borja tem validade até janeiro de 2019 para ser consumido. O secretário Quoos ressalta que, seguindo orientação do prefeito Eduardo Bonotto, aproximadamente até o mês de outubro toda a distribuição já deverá ter ocorrido no município.

Fonte: DECOM

Imagem: Darlan Santos