Página inicial > Últimas Notícias > Cidade mobiliza-se em torno da sua procissão de São Batista

Cidade mobiliza-se em torno da sua procissão de São Batista

Publicado: Quarta, 13 Junho 2018 10:03 | Última Atualização: Quarta, 13 Junho 2018 10:03

O ambiente na Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer é de mobilização visando à realização de mais uma programação de homenagens a São Joãozinho Batista, dias 23 e 24 de junho. O evento repete uma tradição centenária, surgida a partir da Guerra do Paraguai, em 1865. Segundo a tradição oral - pagando um promessa por um soldado ter voltado vivo da guerra - devotos do santo saíram em procissão pelas ruas, entoando rezas e cantos.

São Borja manterá essa tradição, no dia 23 de junho, às 19 horas, novamente sairá o cortejo da rua Bompland, bairro Paraboi, carregando a imagem do Santo. Os devotos conservarão o ritual, deslocando-se do santuário até a Fonte de São João. No local, acontece o tradicional 'banho' do Santo, com retorno, depois, ao ponto de partida, sempre sob louvores de rezas e cantos.

A tradição ainda inclui na programação a 'mesa dos inocentes', servida na tarde de 24 de junho, na rua Bompland, na casa da festeira. Entre 40 e 50 crianças do bairro recebem cachorros-quentes, doces e refrigerantes, como simbolismo de gratidão ao santo.

A Secretaria de Cultura e Turismo conta com o apoio de outros setores da Prefeitura, principalmente da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, para organizar a logística de apoio ao evento. O
secretário interino da pasta, Íbaro Rodrigues, ressalta que o apelo histórico e cultural do evento “representa um grande potencial turístico a ser trabalhado na cidade, objetivando gerar mais renda ao município”.

Fonte: DECOM

Imagem: Ritieli Ramos