Página inicial > Últimas Notícias > Secretaria da Saúde tem novo secretário

Secretaria da Saúde tem novo secretário

Publicado: Quarta, 13 Junho 2018 12:40 | Última Atualização: Quinta, 14 Junho 2018 11:41

Na manhã da última quarta-feira (13/06), o prefeito Eduardo Bonotto deu posse ao novo secretário municipal da Saúde em São Borja. Assumiu o cargo José Luiz Machado, vereador que se licencia das suas funções legislativa para ser o gestor da pasta. Boca, como é popularmente conhecido, assumiu no lugar da enfermeira, Michelly Cherobini, que deixa o cargo em função de razões de ordem pessoal. Ela, entretanto, continuará prestando serviços à administração municipal.

“Assumimos a nova função com a humildade que nos é característica, mas com a determinação de oferecer o melhor do nosso empenho”, disse José Luiz Machado, acrescentando que seu trabalho dará sequência às ações da sua antecessora. O novo secretário observa que é natural que “coloquemos em prática nosso estilo administrativo, mas sempre priorizando o capital humano existente na secretaria, que é qualificado, como todos sabemos”.

O novo titular da Saúde municipal estará fazendo alguns ajustes nos próximos dias, “mas é certo que as diretrizes gerais contemplarão as prioridades do prefeito Bonotto”. O secretário já atuou como diretor no antigo hospital São Francisco e, como vereador, Boca visitou as unidades de saúde e várias comunidades a fim de levantar demandas, por fim, ressalta que pretende seguir implementando as experiências adquiridas no setor.

Grande estruturação

A Secretaria de Saúde é uma das estruturas mais amplas e complexas na administração municipal. O novo secretário lembra que, em algumas semanas, estará em funcionamento um novo serviço essencial – o Centro Especializado em Reabilitação (CER). Mas, além desse importante acréscimo, são inúmeras as demais unidades de atendimento à disposição.

São 13 Estratégias de Saúde da Família (ESFs) fixas e mais uma itinerante. No antigo hospital São Francisco, por exemplo, funcionam o SAMU, a Farmácia Básica, o Serviço de Vigilância Sanitária e o sistema de Marcação de Exames de Média e Alta Complexidade (MAC).

Estão ainda estão atrelados à Saúde municipal um Serviços de Atendimento Especializado (SAE), assim como um sistema de Atendimento Médico Especializado.

Um dos maiores desafios, não apenas para São Borja, mas a todas as demais administrações municipais no país, é colocar em funcionamento Unidades de Pronto Atendimento com obras finalizadas. Como os governos federal e estadual não garantem os recursos financeiros necessários de manutenção, a expectativa é que as instalações das UPAs sejam liberadas aos municípios. As prefeituras, com isso, devem receber os prédios em regime de concessão, dando a melhor utilização possível em serviços de saúde.

Fonte:DECOM

Imagens: Darlan Santos