Página inicial > Últimas Notícias > São Borja e Santo Tomé realizam primeira reunião do Comitê de Integração

São Borja e Santo Tomé realizam primeira reunião do Comitê de Integração

Publicado: Quinta, 14 Junho 2018 13:03 | Última Atualização: Quinta, 14 Junho 2018 13:11

O dia 14 de junho para as comunidades de São Borja, Brasil, e de Santo Tomé, Argentina, será uma data histórica para os municípios Fronteiriços, pois neste dia ocorreu a primeira reunião do Comitê de Integração Fronteiriça das cidades. O encontro contou com a presença do prefeito de São Borja Eduardo Bonotto, do intendente de Santo Tomé Mariano Garay, da Ministra de Relações Exteriores Mônica Danucci, do cônsul Argentino em Uruguaiana Alejjandro Mazzuco, do cônsul Brasileiro Sérgio Tamm e da secretária do Relações Exteriores Júlia Amaral.

A cerimônia de abertura contou com os pronunciamentos de autoridades como o prefeito Eduardo Bonotto e do Intendente de Santo Tomé Mariano Garay, os quais destacaram a ligação dos municípios histórica, cultural e comercial. Bonotto lembrou que o objetivo da reunião é buscar alternativas e soluções para as demandas em comum e, principalmente, o desenvolvimento e o progresso às cidades. O intendente Garay ressaltou ser importante escutar as reivindicações das duas comunidades a fim de avançar em busca de resoluções.

O cônsul argentino, Alejjandro Mazzuco, destacou a participação de todos os segmentos da sociedade nesta reunião e lembrou a necessidade de envolvimento mútuo para dar continuidade nos pleitos discutidos. No mesmo sentido, o cônsul brasileiro Sérgio Tamm lembrou que os resultados são obtidos justamente na continuidade das reuniões e que as comissões necessitam manter contato, marcarem novas reuniões ao decorrer do ano e, por fim, que o Comitê é um órgão da comunidade.

Após pronunciamentos, ocorreu a separação do grupo em comissões temáticas: Cultura, Educação e Universidades; Facilitação Fronteiriça; Saúde e Meio Ambiente; Infraestrutura, Comércio e Turismo e Diálogo Político. O vice-prefeito Roque Feltrin destacou a importância do encontro, frisou que a reunião envolveu autoridades e lideranças de ambos os países, e que os assuntos discutidos são a realidade da fronteira. Feltrin acredita que essa integração resultará em boas e novas soluções para as populações de São Borja e Santo Tomé.

Fonte: Decom / Prefeitura de São Borja