Página inicial > Últimas Notícias > Prefeitura lança projeto Educação Empreendedora

Prefeitura lança projeto Educação Empreendedora

Publicado: Segunda, 18 Junho 2018 11:39 | Última Atualização: Segunda, 18 Junho 2018 11:41

Sementes para um futuro próspero começam a ser germinadas em São Borja, por meio de um projeto que estimula o empreendedorismo já nos bancos escolares. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura e Sebrae denominado Projeto Educação Empreendedora que visa despertar na criança a coragem para empreender e, quem sabe no futuro, tornar-se um empresário, ou até mesmo, um trabalhador com uma visão diferente.

O lançamento do projeto ocorreu no Senac neste sábado (16/06). Cerca de 180 professores das escolas municipais Ubaldo da Costa, Duque de Caxias, Sagrado Coração de Jesus e Vicente Goulart participaram do evento. A estimativa da secretaria da Educação é que o projeto alcance 1800 alunos, do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental, os quais terão a oportunidade em meio ao conteúdo normal de sala de aula também aprender a empreender, em uma didática de ensino transversal – conforme explicou a consultora do Sebrae, Gisele Brum.

O secretário da pasta João Carlos Reolon destacou que o projeto Educação Empreendedora traz novas expectativas para cidade, tanto para o futuro no motivar novos empreendedores, como ainda convida o professor a empreender. Reolon falou que o lançamento do projeto é um dia especial para administração municipal e que implantá-lo é um avanço na história do município.

O vice-prefeito Roque Feltrin também demonstrou entusiamo com a iniciativa. Feltrin citou que os lugares mais desenvolvidos do estado como a “serra gaúcha” aliam uma ótima educação com o desejo de empreender. O vice explica que empreender é sair do lugar comum e esforçar-se, ir além e fazer o que ninguém fez. Feltrin acredita que os resultados virão a médio e longo prazo e que as transformações se darão através de boas iniciativas e atitudes.

O prefeito Eduardo Bonotto fez um retrospecto e lembrou que a iniciativa de educação empreendedora estava contemplada em seu plano de governo, sendo mais um compromisso cumprido e entregue à comunidade. Bonotto fez questão de explicar que o projeto além de ser educativo tem muita importância social, pois envolve professores, direção das escolas, famílias e sociedade como um todo em relação ao tema empreendedorismo. Para isso, citou a cidade referência do projeto Educação empreendedora, Pejuçara, que também é município de origem da sua família. Por fim, o prefeito citou que empreendedorismo não é pensar somente em grandes empresas, mas também despertar na comunidade a iniciativa e desejo de empreender

A representante do Sebrae, Laura Zamberlan, citou que São Borja é o 19° município do estado a implantar o projeto Educação Empreendedora e o 1° da Fronteira Oeste. Lembrou que o Sebrae entende que a melhorar maneira de implantar o programa é justamente com as crianças, por intermédio, do professor, o qual conhece seu aluno o que torna o aprendizado mais eficaz.

A palestrante Gisele Brum em sua fala fez questão de enfatizar o olhar diferenciado da administração municipal em efetivar o projeto Educação Empreendedora. Destacou que o investimento do Sebrae nos jovens é justamente porque estão no início da vida e que o objetivo é formar um indivíduo com atitude, crítico, ser protagonista, alguém que possa empreender para vida.

Conforme a coordenadora do Departamento Pedagógico, Lourdes Balbueno, o próximo passo é um curso de 45 horas para os professores,o qual será definido pela Secretaria de Educação.

Fonte: DECOM

Imagem: Lucas Carvalho