Página inicial > Últimas Notícias > Grupos de Convivência mobilizam os CRAS na cidade

Grupos de Convivência mobilizam os CRAS na cidade

Publicado: Segunda, 18 Junho 2018 12:30 | Última Atualização: Segunda, 18 Junho 2018 12:30

Os grupos de convivência vêm se consolidando como núcleos de integração, entretenimento e geração de renda nos CRAS (Centros de Referências em Assistência Social) na cidade. Os grupos são formados principalmente por mulheres, idosos, crianças e adolescentes, sob a coordenação geral da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

No CRAS Arneldo Matter, por exemplo, reinaugurado na última quarta-feira (13), abriu, no dia seguinte, um grupo para mulheres. Para as 30 vagas que foram abertas inicialmente, 66 candidatas fizeram inscrição, demonstrando o grande interesse pelo projeto.

São oferecidas ações de integração e lazer, mas também a realização de oficinas de artesanato em setores diversos, como alternativa de geração de renda. Além disso, os grupos de convivência podem oferecer sessões de ginástica, música ou dança, por exemplo, normalmente sob orientação de um monitor da própria comunidade.

Já no CRAS Paraboi um dos destaques é o grupo de convivência para crianças e adolescentes. Sob orientação de educador físico ou pedagogos, são orientadas atividades recreativas, de exercícios físicos ou de iniciação a áreas da criação artística.

Nos últimos dias, o Departamento de Saúde Bucal, ligado à Secretaria Municipal da Saúde, também aproveitou para repassar orientações ao grupo de crianças e adolescentes no CRAS Paraboi. A iniciativa consistiu em ensinar ações educativas básicas como de escovação e de prevenção de futuros problemas ao sistema dentário. A ideia é de repetir a experiência nos demais CRAS e nas unidades de saúde.

O Secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Quoos, ressalta que também em relação ao público da terceira idade os grupos de convivência têm fundamental importância. “Não apenas porque esse grupos têm algumas chance de ocupação e renda, mas, principalmente, porque garantem integração e momentos de lazer”.

Os Cras de modo geral vêm formando núcleos de convivência como atividades de rotina. A meta é, também, integrar as ações desse tipo com grupos semelhantes que são montados nas ESFs (Estratégias de Saúde da Família), basicamente com o mesmo perfil e finalidade.

Fonte: DECOM

Imagem: Arquivo Pessoal