Página inicial > Últimas Notícias > São Borja será rota turística em homenagem a Aimé Bonpland

São Borja será rota turística em homenagem a Aimé Bonpland

Publicado: Quarta, 20 Junho 2018 11:20 | Última Atualização: Quarta, 20 Junho 2018 11:47

No dia 05 de setembro, um grupo de cavalarianos sairá da municipalidade de Bonpland – Argentina, tendo previsão de chegar em São Borja no dia 09 de setembro. O grupo será liderado por uma comitiva com Dorotéo Fagundes, João Antônio Fagundes de Abreu, Derli Carniel, Juarez Machado, Paulo Lunardini e Amado Bonpland que realizam uma cavalgada em homenagem a Aimé Bonpland, ano em que completa 160 anos da sua morte, sendo um importante botânico que viveu no Brasil e Argentina entre os anos 1818 até 1858.

Na terça-feira (19/06), o prefeito em exercício Roque Feltrin e o secretário de Cultura Íbaro Rodrigues receberam Dorotéo Fagundes para discutir detalhes em relação à cavalgada e chegada em São Borja. Os cavalarianos pretendem chegar na cidade (09/09) pela Ponte Internacional e fazer um percurso que contemple a Rua Bompland até chegar no lugar em que viveu Aimé Bonpland cerca de 20 anos, em um endereço na Rua Presidente Vargas, próximo ao Hospital Ivan Goulart.

A administração municipal também pretende homenagear Aimé Bonpland com uma placa fazendo menção aos anos em que o botânico viveu no município e com a cavalgada promover a Semana Farroupilha no Município, a qual é a Capital do Fandango, título dado pelo governo do estado em 2017. A Secretaria de Cultura deve buscar apoio nas entidades tradicionalistas e piquetes a fim de agregar mais cavalarianos da cidade para o evento.

A Cavalgada organizada pelo Instituto Cavaleiros Farroupilhas passará por municípios como Bonpland, Passo de Los Libres, Tapebicuá, Yapeyu, La Cruz, Alvear, Quay Grande, Santo Tomé (todos na Argentina) e encerra em São Borja, única cidade brasileira contemplada pela rota turística, totalizando um percurso de 260 quilômetros.

Aimé Bonpland era francês e viveu na América do Sul no século 19, médico de profissão e ainda também exerceu trabalhos como educador, cientista, naturalista e botânico sendo responsável por catalogar milhares espécies vegetais e animais.

Fonte: DECOM

Imagem: Lucas Carvalho/PMSB