Página inicial > Últimas Notícias > São João Batista move a fé dos são-borjenses

São João Batista move a fé dos são-borjenses

Publicado: Quarta, 20 Junho 2018 11:25 | Última Atualização: Quarta, 20 Junho 2018 11:26

Ao longo da semana, equipe da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos desenvolveu operação de limpeza e manutenção no santuário da Fonte de São João, assim como na rua Bompland, que dá acesso ao local. Com isso e mais os preparativos, ao longo do mês, por parte da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, está tudo pronto para a programação, neste final de semana, em homenagem a São João Batista. A programação será neste sábado e domingo, 23 e 24 de junho, celebrando tradição mais que centenária, que vem depois do desfecho da Guerra do Paraguai, em 1865.

O ato principal do evento de fé religiosa, reunindo centenas de fiéis, é a procissão com a imagem do santo, programada para começar às 19 horas. O ponto de partida é a esquina das ruas Moreira César e Bompland, a chamada casa da festeira. Entoando rezas e cantos, os devotos seguem em cortejo por cerca de dez quarteirões, em ruas da área central da cidade, até alcançar a sede da Fonte de São João, que também fica na Bompland, mas no bairro Maria do Carmo, onde acontece o tradicional 'banho' do santo.

Normalmente a maior concentração de devotos é registrada junto à fonte dedicada a São “Joãozinho” Batista. Seguindo a tradição, muitas pessoas acendem velas, rezam e pagam promessas. Depois das homenagens e oferendas, a imagem do santo é mantida na fonte. Existe expectativa em relação às condições do tempo, pois a meteorologia não descarta alguma instabilidade.

A programação será encerrada no domingo, dia 24, quando, às 15 horas, será servida a “mesa dos inocentes”. Pelo menos 50 crianças carentes, moradoras no bairro bairro, recebem uma mesa de doces, montada na ”casa da festeira”. Também, segundo a tradição de fé e religiosidade, a comunidade é que oferece a mesa de doces, como demonstração de caridade e de agradecimento.

O secretário de Cultura e Turismo, Íbaro Rodrigues, avalia que a Festa e Procissão a São João Batista deve ser trabalhada e fortalecida, considerando seu grande potencial turístico. “São Borja, como primeiro dos Sete Povos Missioneiros, simboliza uma potente fé religiosa, e este é um belo exemplo da nossa rica cultura popular, que tem de ser preservada” - ressalta o secretário.

Fonte: DECOM

Imagens: Ritieli Ramos/DECOM/PMSB