Página inicial > Últimas Notícias > Município mobiliza-se para votação da Consulta Popular 2018

Município mobiliza-se para votação da Consulta Popular 2018

Publicado: Quinta, 21 Junho 2018 08:55 | Última Atualização: Quinta, 21 Junho 2018 08:56

A administração municipal já organiza equipe para trabalhar na votação da Consulta Popular na próxima semana nos dias 26, 27 e 28 de junho. A Prefeitura estará buscando votos na comunidade, especificamente nos dias 26 e 27 (na terça e quarta-feira), por meio do sistema off-line (celulares e tablets). Caso o cidadão queira votar diretamente no site do governo, este tem acesso até o dia 28 no endereço: http://www.consultapopular.rs.gov.br/.

Para receber o recurso é necessário que o município cumpra os quesitos estipulados pelo governo do estado como o número de eleitores que precisam votar no pleito espontâneo. Neste sentido, São Borja precisa da participação de 4% do eleitorado, o que corresponde a cerca de 2 mil votos. O segundo requisito é a participação em cada projeto, o mecanismo exige para um eleitorado do tamanho de cidade o percentual mínimo de 2% do total de votos que a demanda recebeu na região, por exemplo um projeto na área da saúde recebeu nas 13 cidades da Fronteira Oeste um total de 30 mil votos, São Borja para receber recurso neste projeto precisa de 600 votos somente nesta demanda.

O importante é que o eleitor esteja escrito na justiça eleitoral do município ou tenha transferido seu título para cidade. Caso o eleitor esteja escrito em outra cidade do estado, o voto será contabilizado para outro região, ou seja outro Corede.

O cidadão tem direito a votar em apenas uma demanda. A cédula de votação contém 10 projetos divididos em áreas como saúde, apoio à agricultura familiar, turismo, segurança pública, fortalecimento dos conselhos municipais das pessoas deficientes e outras.

Fonte: DECOM

Imagem: Ritieli Ramos/PMSB