Página inicial > Últimas Notícias > São Borja debate a unificação dos desfiles cívicos na cidade

São Borja debate a unificação dos desfiles cívicos na cidade

Publicado: Sexta, 22 Junho 2018 15:22 | Última Atualização: Sexta, 22 Junho 2018 15:22

São Borja promoveu na última quinta-feira (21/06), na Secretaria Municipal de Educação, o encontro preparatório à programação da Semana da Pátria em 2018. A portaria 1.008 do prefeito Eduardo Bonotto institui a comissão executiva central dos eventos, sob a presidência do secretário de Educação do município, João Carlos Reolon. Em reunião discutiu-se a possibilidade de se fazer um desfile unificado este ano, algo que será debatido nas próximas reuniões e também com a comunidade.

A proposição partiu especialmente de representantes de órgãos de segurança pública, como Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e unidades do Exército. Um dos argumentos é que, com a unificação, ficam mais fáceis todas as operações de segurança e de organização logística. Já o presidente da comissão central, João Carlos Reolon, ressalta que “uma iniciativa desse tipo viria contemplar, também, o espírito de congregação comunitária, como é marca da festa cívica que vamos comemorar”.

A possível deliberação em torno da mudança, porém, vai depender de um debate amplo. Inicialmente, no próximo dia 28, às 14h30min, haverá reunião com os diretores das escolas municipais urbanas. Por seu turno, as escolas da rede estadual debaterão em 2 de julho, às 13h30min, a possível unificação do desfile cívico na cidade. Para 5 ou 6 de julho ainda é programada audiência pública na Câmara de Vereadores, visando ouvir manifestações de toda a comunidade.

A ideia é que o desfile unificado seja realizado no dia 7 de setembro, tendo como ponto de concentração o Parque Esportivo General Vargas. O desfile ocorreria pela rua Venâncio Aires, tendo como o praça da antiga Viação Férrea como 'palanque central'.

Já em relação às localidades do interior do município, fica mantida a realização de dois desfiles em homenagem à Semana da Pátria. Um deles deve ocorrer em Nhu-Porã, com é tradição, e o outro em localidade a ser confirmada, seguindo critério de rodízio. As datas ainda têm de ser confirmadas.

A comissão

A portaria do prefeito Bonotto que formou a comissão organizadora das festividades da Semana da Pátria estabelece um amplo grupo de trabalho organizando as atividades. Estão representadas as secretarias municipais de Educação: de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer; e de Infraestrutura, Serviços Urbanos, Segurança Pública e Trânsito.

Ainda constituem o grupo a 35ª Coordenadoria Regional de Educação, Conselho Municipal de Educação, Universidades, Câmara de Vereadores e Liga de Defesa Nacional. A comissão é igualmente integrada pela Brigada Militar, a Corporação dos Bombeiros, demais órgãos de segurança pública e as unidades locais do Exército.

Fonte: DECOM

Imagem: Lucas Carvalho/PMSB