Página inicial > Últimas Notícias > Apresentada mostra preliminar do último Censo Agropecuário

Apresentada mostra preliminar do último Censo Agropecuário

Publicado: Sexta, 29 Junho 2018 11:34 | Última Atualização: Sexta, 29 Junho 2018 11:34

Na última quinta-feira (28/06), técnicos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), delegacia de Uruguaiana, apresentaram em São Borja os números iniciais sobre o último Censo

Agropecuário no município. O levantamento foi realizado no período de outubro de 2017 a fevereiro de 2018 e está em sua décima edição no país. Por enquanto, saiu apenas uma amostragem de parâmetros básicos, sendo que a divulgação completa dos dados está prevista para 2019.

De acordo com a equipe do IBGE, o censo consolida números conhecidos da produção primária local, como área cultivada de arroz de 45 mil hectares e de soja, de 60 mil hectares. Chamou a atenção, porém, área maior em relação ao trigo – 17 mil hectares – e ao milho – 6 mil hectares.

Uma das constatações é de que o universo de produtores da agricultura familiar diversifica-se, faltando, porém, agregar valor à atividade. O plantel de frangos chega a 22 mil exemplares. Já os
rebanho bovino contabiliza 178 mil cabeças e o rebanho tem 38 mil exemplares. Apesar dos avanços na agricultura, a área de pastagens é a maior no município

A equipe do IBGE que veio a São Borja ressalta que os perfil de dados do censo, a partir do próximo ano, será o mais detalhado até agora do agronegócio brasileiro. O instituto utilizou-se de
computadores de mão e tecnologias da internet para garantir maior cobertura, detalhamento e confiabilidade das informações recolhidas.

A apresentação preliminar do Censo Agropecuário em São Borja aconteceu na Sala do Servidor, na Prefeitura. Compareceram três secretários municipais: Fábio Fronza, da Agricultura e Meio Ambiente; João Pedro Daitx, do Planejamento: e Nilton Koltermann, da Fazenda. Também participaram representantes do Instituto Rio-Grandense do Arroz e da Associação Comercial e Industrias.

Fonte: DECOM

Imagem: DECOM