Página inicial > Últimas Notícias > Comunidade decide manter programação normal dos festejos da pátria

Comunidade decide manter programação normal dos festejos da pátria

Publicado: Segunda, 02 Julho 2018 10:13 | Última Atualização: Terça, 03 Julho 2018 09:08

A deliberação é promover o desfile do bairro do Passo no dia 1º de setembro, um sábado, no período da tarde. Já a parada cívica do centro da cidade deverá ocorrer no dia 07, no período da manhã. Os detalhes, nos dois casos, estão sendo ajustados pela comissão central de eventos. Para o interior do município também estão programados dois desfiles da Semana da Pátria em 2018. Um deles será na localidade de Nhu-Porã, como ocorre tradicionalmente. A outra parada cívica será na localidade de São Miguel, seguindo critério de rodízio. Os detalhes da programação estão sendo finalizados, conforme informa a comissão central.

O presidente da comissão central e secretário de Educação, João Carlos Reolon, ressalta que o consenso na comunidade e entre os organizadores da programação é que São Borja deve permanecer com suas duas parada cívicas tradicionais – no centro da cidade e no bairro do Passo. A comissão central dos eventos é integrada por representantes da Prefeitura, Câmara de Vereadores, 35ª Coordenadoria Regional de Educação, Liga de Defesa Nacional, Brigada Militar, unidades do Exército e Corporação de Bombeiros.

Reolon explica que pesou na decisão tomada o argumento da comunidade do bairro do Passo de que o “desfile local é um patrimônio cultural”. Além disso, existe um lei municipal prevendo os dois desfiles, e qualquer alteração implicaria em nova discussão e votação na Câmara de Vereadores. O presidente da comissão de eventos observa que estava prevista uma audiência pública no Legislativo, entretanto isso não se fez necessário em decorrência de se chegar a um acordo com a comunidade.

Fonte: DECOM

Imagem: Arquivo DECOM