Página inicial > Últimas Notícias > São Borja será referência em meteorologia na América Latina

São Borja será referência em meteorologia na América Latina

Publicado: Quarta, 04 Julho 2018 15:15 | Última Atualização: Quarta, 04 Julho 2018 15:15

As maiores e mais frequentes tempestades do planeta ocorrem na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul e Norte da Argentina, informou o professor do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE), Luis Augusto Toledo Machado. Com base nesse dado, São Borja, pela posição geográfica, receberá o projeto Relâmpago, o qual consiste na implantação de uma Estação de Pesquisa a fim de estudar os fenômenos climáticos. Em toda a América Latina, somente as cidades de Córdoba – Argentina e Santiago do Chile possuem uma Estação como a que está sendo implantada em São Borja.

Serão cerca de 30 pesquisadores em torno da unidade meteorológica, com professores do INPE, Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Segundo o coordenador, Luis Toledo Machado, existe a expectativa de pesquisadores de outros países visitarem a unidade. Os primeiros equipamentos devem chegar em setembro, e o início das atividades está previsto para (01/11) tendo a duração até (15/12). A pesquisadora Ariane Frassoni explica que a data foi escolhida por ser o maior período de incidências climáticas.

O prefeito Eduardo Bonotto destacou que o centro de pesquisas, além da contribuição científica, possibilitará auxiliar o Poder Público, a Defesa Civil municipal e regionais e outras instituições no monitoramento dos eventos climáticos, o que agilizará a prevenção e o socorro às famílias nas futuras enchentes, por exemplo. No mesmo sentido, o vice-prefeito Roque Feltrin cita que a ativação do serviço no município, São Borja e todo o Estado passarão a ter informações e orientações mais seguras para prevenir eventos de clima e tempo, como ventania, temporais, precipitações de granizo, formações de geadas e secas.

Em uma previsão inicial, a unidade meteorológica funcionará no Departamento de Materiais (DM) da Prefeitura, na vila Cabeleira. Além de local, a administração municipal garantirá como contrapartida o fornecimento de energia elétrica e internet.

Fonte: DECOM

Imagem: DECOM