Página inicial > Últimas Notícias > Comitê aprontará relatório apostando em energia solar

Comitê aprontará relatório apostando em energia solar

Publicado: Sexta, 06 Julho 2018 09:20 | Última Atualização: Sexta, 06 Julho 2018 09:20

Formado há algumas semanas na Prefeitura de São Borja, o Comitê de Estudos sobre Energias Renováveis – CEER reuniu seus integrantes na manhã de segunda-feira, dia 09. O objetivo é o encaminhamento de relatório sobre as conclusões já estabelecidas a respeito do tema. O presidente do comitê, João Carlos Reolon, confirma que, no caso da administração municipal, a implantação de sistema de geração de energia solar figura como a melhor alternativa.

O grupo de trabalho, formado por representantes de diversas secretarias municipais, ouviu empresas especializadas na área e avaliou experiências bem sucedidas que podem servir de parâmetro local. “Não existe dúvidas de que gerar energia solar é a melhor opção”, destacando que, “em curto prazo é possível a autossuficiência e o retorno no investimento”.
A Agência de Desenvolvimento de São Borja (AGESB) também auxiliou com subsídios. Agora os encaminhamentos serão no plano administrativo, segundo Reolon. Ele aposta, porém, que o prefeito Eduardo Bonotto apostará no empreendimento.

São Borja simulou a implantação de sistema de geração de até três MWA de energia, volume que seria suficiente para atender todas às demandas dos serviços municipais. A proposta, entretanto, é ativar o projeto em três em etapas. A primeira, de um MWA, já seria suficiente para atender todos os prédios públicos municipais, inclusive as escolas.

De acordo com o presidente do comitê de estudos, o investimento seria de R$ 4 a R$ 5 milhões, com chance de pagamento em pouco mais de dois anos. “Depois de quitado o investimento, a economia anual seria de pelo menos R$ 1,7 milhão por mais de 20 anos”, segundo projeta João
Carlos Reolon. A ideia é que a implantação de sistema para atender a área de iluminação pública ficaria para uma segunda etapa.

Debate regional

A conclusão do Comitê de Estudos sobre Energias Renováveis é que as prefeituras podem e devem partir para outras alternativas em relação às fontes tradicionais de energia. No casso da energia solar, a região da Fronteira Oeste gaúcha, por sua localização geográfica privilegiada, tem um dos melhores potenciais no país.
Apostando nessa perspectiva, São Borja vai promover seminário regional, em 12 de agosto, para debater o assunto. A intenção é que os 13 municípios da Fronteira Oeste e mesma da região das Missões estejam presentes para trocas informações a respeito da questão energética e da gestão pelas administrações municipais.

Fonte: DECOM

Imagem:Arquivo