Página inicial > Últimas Notícias > Prefeitura prepara troca do seu sistema operacional de informática

Prefeitura prepara troca do seu sistema operacional de informática

Publicado: Segunda, 09 Julho 2018 12:50 | Última Atualização: Segunda, 09 Julho 2018 12:50

Encontro inicial na sexta-feira (06/07) deu os primeiros encaminhamentos sobre o processo de troca do atual sistema de gestão administrativo operacional a partir dos serviços de informática na Prefeitura em São Borja. Softwre atualmente utilizado, de um prestador de serviços privados, vai ser substituído pelo e-Cidade, software livre disponibilizado pelo Ministério do Planejamento. A empresa porto-alegrense DB Seller, com prestação de serviços em todo o país, vai dar assistência para a etapa de transição, o que já deve começar em agosto.

Desde o ano passado, ao iniciar atividades, a administração municipal em São Borja vem trabalhando para implementar as mudanças que estão por acontecer. “Uma das vantagens é que os custos são muito menores ao poder público”, segundo destaca a vice-prefeito Roque Feltrin, um dos articuladores das ações em curso. Além disso, todos os serviços na Prefeitura ficarão centralizados em sistema integrado e único. “Hoje importantes áreas como Educação, Saúde e Assistência Social estão fora da sistema e nem pertencem ao banco geral de dados, e isso passará a acontecer” - ressalta o secretário municipal de Administração, Plínio Klein.

A previsão é que toda a Prefeitura nos seus diversos setores tenha uma espécie de cadastro geral de informações. Além disso, o e-Cidade permite que os servidores público tenham informações mais facilmente, assim como na comunidade. “Nas escolas será possível fazer matrícula online ou acompanhar o desempenho de um aluno em tempo real” - exemplificam técnicos da DB Seller.

A projeção é de que em três meses, em média, é possível fazer a transição do atual para o futuro sistema. A empresa contratada já levou subsídios e a previsão é que no mês que vem já comecem as
primeiras operações. É certo que as equipes executivas nos diversos setores passarão por treinamento.

A tendência é de que a transição comece pela área tributária, por ser uma das mais complexas. Já começaram a ser projetadas ações em relação à próxima cobrança do IPTU em 2019, confecção e distribuição de carnês. Outra preocupação é para que não haja imprevistos ou transtornos na troca de exercício administrativo.

O relato de técnicos da empresa contrata pela Prefeitura é de que pelo menos 30 administrações municipais no Rio Grande do Sul já migraram para o e-Cidade. Na região, são exemplos as cidades de Itaqui e Alegrete e na Campanha Bagé e Jaguarão. Além do software ser livre, sem custos de aquisição, ele permite quaisquer alterações a critério do usuário, de modo a dispor dos melhores resultados. No caso de São Borja, a expectativa é de maior capacidade de gestão do sistema
operacional de toda a área de informática, com maior abrangência.

O secretário de Administração, Plínio Klein, aposta que, além de ganhos em gestão, a Prefeitura terá uma boa economia com a mudança a ser feita. Explica que, hoje, há o desembolso anual de R$ 600 para manter o atual sistema. A contratação da empresa agora, para todo o processo de migração do sistema, é de 420 mil.

A ideia é que, com o tempo gradativamente sejam dispensados serviços. As assistências de manutenção atualmente com desembolso mensal de R$ 60 mil devem diminuir para em torno de 20 mil. “Acima de tudo teremos também mais agilidade e eficiência” - ressalta.

Fonte: DECOM

Imagem:André Rodrigues