Página inicial > Últimas Notícias > Conferência Municipal de Educação será nesta sexta-feira

Conferência Municipal de Educação será nesta sexta-feira

Publicado: Terça, 10 Julho 2018 10:42 | Última Atualização: Terça, 10 Julho 2018 10:43

O evento ocorre na Câmara de Vereadores nesta sexta-feira (13/07), a partir das 8 horas. Serão debatidos oito temas relativos à educação. A Conferência Municipal é de quatro em quatro anos, posteriormente ocorrem as etapas estadual e nacional. A realização dos eventos é uma das bases para elaboração do Plano Nacional de Educação, documento que define as diretrizes para os próximos 10 anos.

Foram convidadas escolas municipais, estaduais e particulares, também universidades e entidades que trabalham com o tema a fim de discutir o futuro e melhorias para educação. A coordenadora do Departamento Pedagógico da Secretária da Educação, Lourdes Balbueno, explica que as instituições educacionais foram divididas nos oito temas, cada grupo deverá elaborar um documento com o objetivo de apresentá-lo no dia da conferência. Após todas as apresentações será compilado em um único documento, este sendo destinado para Conferência Estadual.

A Conferência Municipal é aberta à comunidade e os cidadãos poderão opinar, sugerir e tirar dúvidas em relação às discussões que tratam de assuntos sobre mais recursos para educação, políticas educacionais e melhorias, ampliar a participação do sociedade na escola, acesso e permanência dos alunos, valorização do profissional da educação, etc.

Confira abaixo os eixos temáticos:

Eixo I - O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação;

Eixo II - Planos decenais e o SNE: Qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais;

Eixo III – Planos Decenais, SNE e Gestão Democrática, Participação Popular e controle social;

Eixo IV - Planos decenais, SNE e a Democratização da educação: Acesso, Permanência e gestão;

Eixo V - Planos decenais, SNE e Educação e Diversidade: Democratização, Direitos Humanos, justiça social e inclusão.

Eixo VI – Planos Decenais, SNE e Políticas Intersetoriais de desenvolvimento e educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação;

Eixo VII - Planos Decenais, SNE e Valorização dos Profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde;

Eixo VIII – Planos Decenais, SNE e Financiamento da educação, gestão, transparência e controle social.

Fonte: DECOM

Imagem:PMSB