Saúde Municipal garante atendimento para milhares de pacientes

Publicado: Quinta, 22 Fevereiro 2018 08:48 | Última Atualização: Quinta, 22 Fevereiro 2018 08:51 | Acessos: 635

Números divulgados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) mostram que em 2017, foram transportados de São Borja 15.186 pacientes com a finalidade de realizar exames ou procedimentos médicos especializados em outras cidades. Somente com a utilização da frota de duas ambulâncias e oito veículos leves da secretaria, também foram realizadas ano passado, 1.533 viagens, uma média de mais de quatro por dia, totalizando o deslocamento de 5.533 pacientes.

O primeiro mês do ano é característico pela menor demanda de pacientes. Em janeiro deste ano foram transportados 345 pacientes, além da disponibilização de 100 passagens e dos serviços terceirizados. A partir de agora a  tendência é de crescimento gradativo na demanda.

São vários os destinos dos pacientes que se deslocam para tratamento médico em outros centros. As cidades com maior procura são Ijuí, Santo Ângelo, Santa Maria e Porto Alegre.

Além dessas, também são oferecidos serviços em Passo Fundo, Giruá, Santa Rosa e Uruguaiana. Normalmente as pessoas são agrupadas conforme o tipo de atendimento, as viagens  são quase sempre pela madrugada em vans ou micro-ônibus.

A procura por atendimento médico especializado fora do município em grande parte é para consultas de cardiologia, ortopedia, oftalmologia e de oncologia.

Fonte: Decom

Imagem: Arquivo