Técnicos em Enfermagem recebem capacitação para realizar diagnóstico sobre HIV/Sífilis
Nesta segunda-feira (24/07), ocorreu na Sala do Servidor uma capacitação para os técnicos de Enfermagem de todas as ESFs, sobre diagnóstico e tratamentos dos possíveis pacientes com HIV e Sífilis. A capacitação foi oferecida pelo enfermeiro Glauber Marques, responsável pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE).
O treinamento visa habilitar o técnico da unidade de saúde a utilizar o diagnóstico precoce, trata-se um teste rápido que apura o resultado em 15 minutos. Caso o teste resulte em positivo, o paciente será encaminhado para o SAE.
Na ocasião, Glauber Marques também mostrou os protocolos para utilização de medicamentos como Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e da Profilaxia Pré-Exposição (A PrEP). Ambos são tratamentos para ser usados em situações de risco e grupos vulneráveis ao vírus do HIV.
A Profilaxia Pós-Exposição (PEP) é um tratamento por 28 dias que evita a sobrevivência e a multiplicação do vírus HIV no organismo da pessoa. Ela é indicada às pessoas que podem ter tido contato com o vírus em alguma situação, tais como: violência sexual; relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com rompimento); acidente ocupacional (com instrumentos cortantes ou em contato direto com material biológico). Para funcionar, a PEP deve ser iniciada logo após a exposição de risco, em até 72h.
Já a Profilaxia Pré-Exposição (A PrEP) é uma medicação para evitar que uma pessoa que não tem o HIV adquira a infecção quando se expõe ao vírus.
O SAE fica na Rua Presidente Vargas n° 2389, (uma quadra abaixo do Banco Itaú) funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 12h e 13h às 16h, telefone 3430-3748.
Fonte: Decom / Prefeitura de São Borja
Crédito Imagem: Lucas Carvalho /Decom
Redes Sociais