Página inicial > Últimas Notícias > Seminário da Agricultura Familiar discute a criação de Agroindústrias como alternativa de renda

Publicado: Quinta, 27 Julho 2017 15:04 | Última Atualização: Quinta, 27 Julho 2017 15:09

A abertura do 7° Seminário da Agricultura familiar ocorreu na quinta-feira (27/07), no PTG João Manoel e reuniu muitos produtores, entidades e autoridades. O evento propôs a discussão de temas como agroindústria familiar, energia solar, segurança do trabalho e produção e abastecimento do mercado local. A realização do Seminário foi uma parceria da Prefeitura, Emater e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, tendo o apoio do 2º RC MEC.

O prefeito em exercício, Roque Feltrin, destacou a importância do trabalho conjunto dos organizadores na realização do Seminário. Lembrou que a Prefeitura começou a recuperação das estradas do interior com o objetivo de facilitar o acesso à população rural. Ainda frisou que o corpo técnico da Prefeitura vem buscando soluções que auxiliem o pequeno produtor, qualificando o trabalho e melhorando a renda. Por fim, ressaltou que o Poder Público deve incentivar o homem e a mulher do campo a permanecer no meio rural, oferecendo as condições necessárias deles produzirem e gerarem renda.

Representando a Emater, o gerente regional Eloi Pozzer também fez questão de frisar que a parceria entre as instituições é fundamental para o desenvolvimento da Agricultura Familiar. Destacou que o Seminário tem a proposta de discutir alternativas para aumento de renda, fomentar novas estratégias para região como criação de agroindústrias e utilização de outras fontes de energia. Finalizou dizendo que: “Aprender e participar de seminários e cursos não é perder tempo, mas, é fazer um investimento que resultará em melhorias e retornos para pequena propriedade”.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Vanderli Almeida, ressaltou que o evento aborda uma temática muito importante, a saúde e segurança do trabalhador do campo. Explicou que atualmente não existe um banco de dados que contabilize os acidentes e danos sofridos pelo trabalhador rurais. Esclareceu que essas informações servirão de indicadores para projetar normativas e soluções que evitarão acidentes de trabalho.

O vereador José Luiz Machado (Boca), representou a Câmara, lembrou que a Casa Legislativa está a disposição para auxiliar nos projetos que visam o desenvolvimento e fomento do campo. Contou que uma comitiva de vereadores esteve em Porto Alegre conversando com o Superintendente do Incra. No fim, informou que o mesmo estará em São Borja no mês de outubro, palestrando sobre políticas públicas que beneficiam o setor.

Pela parte da tarde, o secretário municipal da Agricultura, Fábio Fronza e o chefe de escritório da Emater, Odacir Decol, frisaram a importância dos pequenos produtores pensarem na formação de agroindústrias. Esclareceram que o empreendimento agrega valor à produção primária o que possibilita o incremento de renda na pequena propriedade.

Atualmente, a Secretaria de Agricultura e Emater realizam um trabalho conjunto visando a criação e ampliação do número de Agroindústrias em São Borja. No momento, o grupo fomenta a organização de um projeto de Agroindústria dos derivados do leite, um trabalho realizado no Assentamento Cristo Redentor e com outros produtores.

Fonte: Decom / Prefeitura de São Borja

Crédito Imagem: Lucas Carvalho / Decom