Dia de Campo mobiliza comunidade e define Casais Fandangueiros 2017
Conservar a tradição, ensinar crianças e jovens os valores de uma cultura estabelecida no respeito e no amor pelo lugar que se nasceu, são lições aprendidas no Tradicionalismo Gaúcho. Com o objetivo de fomentar essa Cultura, disseminar o trabalho abnegado realizado há anos por inúmeras entidades na cidade, a Prefeitura de São Borja promoveu pela primeira vez o Dia de Campo.
A Programação inédita atraiu uma multidão no decorrer de todo o domingo (06/08). Entidades tradicionalistas, comerciantes e artesãos, montaram seus estandes no Parque General Vargas, e a comunidade foi conferir a novidade.
O evento começou com uma cavalgada pela cidade. Após, ocorreu a abertura oficial do evento e logo em seguida, começou a competição para definir os Casais Fandangueiros. O concurso de dança foi disputado em três categorias: Mirim, Juvenil e Adulto, onde vencedores representarão o município na Semana Farroupilha 2017.
A disputa começou na categoria Mirim com 10 casais, posteriormente cinco casais da Juvenil ocuparam a pista e por fim mais cinco da categoria Adulta. Os jurados Bruno Martins, Ronan Sarturi, Lucélio Fortes da Silva, Camila Nemetz e Inês Fiorim definiram os Casais Fandangueiros 2017:
Categoria Mirim: Julia Silva Fonseca e Alef Corin Pinto, representantes do CFTG Farroupilha.
Categoria Juvenil: Cristine Michelin Sarmento e Tainan Legramante, do CFTG Farroupilha.
Categoria Adulta: Andressa Mendes Camargo e Alecsander Godoi dos Santos, do Centro Nativista Boitatá.
Em seu pronunciamento, a secretária municipal de Cultura Caroline Aquino, destacou a importância do tradicionalismo para cidade. Caroline informou que a Administração Municipal vem realizando um trabalho conjunto com as entidades a fim de disseminar e fomentar a cultura, fortalecendo e consolidando São Borja como a Capital do Fandango.
O prefeito Eduardo Bonotto, por sua vez, reafirmou o compromisso da Administração em valorizar a Cultura Gaúcha e o trabalho das entidades tradicionalistas. Bonotto ressaltou que o município quer potencializar o título de Capital do Fandango, tornando a cidade referências nos âmbitos estadual e nacional. O prefeito explica que o Poder Público irá trabalhar para fortalecer o título, a fim de fomentar o turismo e o comércio durante os festejos farroupilha.
O evento ainda contou com o pronunciamento do deputado federal Luis Carlos Heinze, do presidente da Câmara Eugênio Dutra e do representante das entidades, o patrão do Boitatá, Flávio Luiz Ceolin.
As entidades que participaram do evento: CTG Tropilha Crioula, Centro Nativista Boitatá, CFTG Farropilha e PTG João Manoel.
Fonte: Decom / Prefeitura de São Borja
Crédito Imagem: Lucas Carvalho e Darlan Santos
Redes Sociais