Página inicial > Últimas Notícias > SMEd promove mais uma Jornada de Estudos sobre Alfabetização

SMEd promove mais uma Jornada de Estudos sobre Alfabetização

Publicado: Sexta, 18 Agosto 2017 09:38 | Última Atualização: Sexta, 18 Agosto 2017 09:38

Na última quinta-feira (18/08), a Secretaria Municipal de Educação (SMEd) desenvolveu a quarta etapa do programa pedagógico relativo à 1ª Jornada Municipal de Estudos sobre Alfabetização. Participaram do encontro os professores do 1º ano do Ensino Fundamental na rede municipal e os respectivos supervisores. Cerca de 45 docentes participaram de oficinas e debates e também receberam orientações da psicopedagoga Maria Regina Toniazzo e de outros integrantes da equipe pedagógica da secretaria.

A jornada, que começou no mês de maio, estende-se até outubro. Já foram trabalhadas propostas da pedagoga argentina Emília Ferreiro e do pedagogo russo Vygotesky. Na quinta-feira foi a vez do francês Jean Piajet. Maria Regina Toniazzo destaca que os três foram psicólogos, além de outras formações, tendo em comum, também, importantes contribuições ao processo de alfabetização. O “convidado” para o próximo encontro, em setembro, será o brasileiro Paulo Freire, uma das principais referências entre os educadores.

Regina Toniazzo diz que São Borja registra, numericamente, uma boa frequência à escola, mas os níveis de aferição de desempenho podem ser melhorados. Ela, entretanto, mostra-se otimista, ressaltando que os professores têm mostrado real envolvimento em torno de avanços. A psicopedagoga diz que os progressos, de fato, são possíveis, mas o protagonismo deve ser do professor, trabalhando a realidade que encontra.

Pelos parâmetros hoje estabelecidos, uma criança deve estar alfabetizada ao chegar ao 3º ano do Ensino Fundamental. Regina Toniazzo observa que, na prática, porém, isso nem sempre acontece, concluindo que o atual “mundo fluído e tecnológico” tem repercussões nem sempre positivas sobre o adequado letramento e capacidade de discernimento das crianças das séries iniciais. A psicopedagoga da SMEd entende que é no 1º ano da Educação Fundamental que deve ser dada ênfase na alfabetização dos alunos.

Fonte: Decom / Prefeitura de São Borja

Crédito Imagem: Lucas Carvalho / Decom