Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > A Campanha 'Táxi Legal' foi lançada em São Borja
Início do conteúdo da página

A Campanha 'Táxi Legal' foi lançada em São Borja

Publicado: Sexta, 15 Março 2019 11:35 | Última Atualização: Sexta, 15 Março 2019 12:06
imagem sem descrição.

Na manhã desta sexta-feira (15/03), a Associação dos Taxista de São Borja lançou a Campanha 'Táxi Legal'. A maioria dos 68 taxistas permissionários na Prefeitura, com atuação nos diversos pontos na cidade, compareceu ao ato. Também estiveram presentes o prefeito Eduardo Bonotto, secretários e outros servidores municipais e vereadores. O evento foi em defesa do uso dos táxis, por ser um serviço legalizado, e também chamando a atenção para serviços hoje em situação irregular. O objetivo da campanha é combater o transporte clandestino, inibir crimes, evitar acidentes de trânsito, sonegação fiscal e garantir um transporte seguro ao cidadão.


O prefeito Eduardo Bonotto, ao se manifestar no lançamento da campanha, lembrou que a atividade dos taxistas é legalizada e garante segurança aos usuários. Ressaltou ainda que são altos os encargos que recaem sobre a categoria. Explicou que os motoristas têm, por exemplo, que pagar outorga como autorização para trabalhar, mais imposto sobre serviços (ISS) e ainda precisam se submeter a inspeções periódicas dos veículos que utilizam. O prefeito entende que, para táxis novos ou de pequeno tempo de uso, deve ser dispensada a inspeção.


A questão relativa às inspeções frequentes dominou as manifestações. O presidente da Associação dos Taxistas, Everaldo Fernandes, pediu que os veículos ainda em garantia sejam desobrigados desse procedimento. Everaldo lembrou que, hoje, a inspeção é anual e custa R$ 280 a cada nova operação. A ideia é que até três anos de uso o carro não precise fazer a inspeção. Isso dependeria de a Câmara aprovar projeto de iniciativa da Prefeitura.


O secretário municipal de Infraestrutura, Segurança e Trânsito, Edson Damião Ribas, confirma que já estuda com seu diretor de Trânsito, Airton Rocha Alves, mudanças na legislação. A meta é adequar as regras municipais ao Código Brasileiro de Trânsito, flexibilizando as atuais normas de inspeção veicular. Ribas ressaltou, também, que os demais serviços privados de transporte de passageiros igualmente serão ajustados ou regulamentados, o que inclui mototaxistas e motoristas de aplicativos.


Em relação aos aplicativos, o presidente da Associação dos Taxistas informou que, atualmente, cerca de 400 motoristas estão na lista, pretendendo iniciar atividades. Finalizando a programação de lançamento da Campanha 'Táxi Legal', o prefeito Eduardo Bonotto afixou em um veículo o primeiro adesivo alusivo. A iniciativa será repetida pelos taxistas.

Fonte: DECOM

Imagem: Ritieli Ramos

 

 
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página