Projeto Oficina do Pão: Mão na Massa, Esperança Social é apresentado
Os alunos da Escola Ubaldo Sorrilha da Costa ganharam mais uma “pitada” de motivação para participar do projeto “Oficina do Pão: Mão na Massa, Esperança Social”, nesta sexta-feira (15/03), no Instituto Federal Farroupilha. O projeto foi apresentado pelo secretário de Educação, João Carlos Reolon, e pela coordenadora da pasta, Lourdes Balbueno que explicaram o funcionamento da proposta.
Na ocasião, a professora do curso de Gastronomia do IFFar, Aline Roque, também mostrou o laboratório com suas inúmeras cozinhas e repartições, além dos equipamentos utilizados nas aulas práticas. Alunos dos curso de Técnico em Cozinha e Gastronomia deram depoimentos de como mudaram o modo de pensar devido aos cursos do IFFar e motivaram os alunos do Ubaldo a continuarem estudando.
A “Oficina do Pão: Mão na Massa, Esperança Social” contempla alunos do do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e da EJA. Foi formada uma turma de 15 estudantes, as aulas práticas acontecem na própria escola. A previsão é iniciar ainda em março, o curso totaliza 30 horas, no final os alunos recebem certificado. O suporte teórico será do IFFar, por meio do curso de gastronomia e da professora Juliana Félix Gomes Araújo.
Terminado o curso, os alunos seguem na confecção de pães e outros produtos na própria escola, esta produção ajudará a suprir a demanda na merenda escolar.
O prefeito Eduardo Bonotto parabenizou os jovens que participam do projeto. “ O Oficina do Pão: Mão na Massa, Esperança Social” é um projeto que ensinará uma nova profissão aos estudantes os habilitando futuramente ao mercado de trabalho e até mesmo despertar o interesse naqueles que desejam se aperfeiçoar mais a continuar estudando” - explicou Bonotto.
O secretário de Educação, João Carlos Reolon, manifestou seu entusiasmo com o projeto. “Empresários de fora do município conheceram a “Oficina do Pão: Mão na Massa, Esperança Social” e externaram o desejo de contribuir com parte dos insumos para o programa”. Reolon lembra que projeto piloto poderá ser estendido a novas escolas do município a fim de oportunizar mais alunos.
Fonte: Decom / Prefeitura de São Borja
Crédito Imagem: Lucas Carvalho / Decom
Redes Sociais