5ª Conferência da Saúde é promovida em São Borja
A cidade realizou a 5ª Conferência da Saúde, que este ano trouxe o tema: “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e financiamento do Sus”. O evento está sendo promovido no auditório do Instituto Federal Farroupilha e conta com diversos órgãos e setores da saúde pública.
A solenidade de abertura teve os pronunciamentos do prefeito Eduardo Bonotto, do presidente da Câmara Jefferson Olea Homrich, do secretário da Saúde José Luiz Rodrigues Machado, da diretora do IFFar Carla Zappe e do presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Pires Volnei.
Bonotto iniciou seu pronunciamento agradecendo aos profissionais da rede de saúde pelo trabalho realizado e pela integração entre os setores. Bonotto explicou que vem cobrando do governo do estado os atrasos nos repasses para saúde que hoje já somam R$ 5,3 milhões para São Borja, situação que dificulta a prestação de serviços. Por fim, o prefeito finalizou desejando um bom dia de debates e que o grupo possa encontrar soluções para aperfeiçoar a saúde.
A conferência da Saúde debateu três eixos temáticos: Saúde como direito; consolidação dos princípios do SUS; e financiamento adequado e suficiente para o SUS. O palestrante do evento foi o representante da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, Ronaldo Arnold. A conferência serve também para a escolha dos delegados que representarão o município na conferência nacional.
Fonte: DECOM
Imagem: Lucas Carvalho/DECOM
Redes Sociais