Campanha de Vacinação contra a gripe A começa dia 10 de abril
O Ministério da Saúde definiu o calendário 2019 da Campanha nacional de vacinação contra a gripe A (vírus H1N1), com algumas alterações em relação ao ano passado. A orientação repassada à Secretaria Municipal de Saúde é de que, no Rio Grande do Sul, a campanha começará em 10 de abril e, nos demais estados do País, no dia 15.
Uma das mudanças, este ano, é que, inicialmente, serão vacinadas as gestantes, puérperas (as mulheres que deram à luz até há 45 dias) e as crianças. Em relação às crianças, a faixa etária abrangida está sendo ampliada em um ano – crianças de seis meses até os seis anos incompletos. Para essas três faixas da população, a aplicação da vacina se estenderá até 18 de abril.
Já em relação aos demais grupos abrangidos, a previsão é de que a campanha se inicie em 22 do próximo mês. Se forem repetidos os critérios do ano passado, também serão abrangidos idosos a partir de 60 anos, trabalhadores em Saúde, doentes crônicos, professores e pessoas recolhidas ou que trabalhem no Presídio Estadual.
Em 2 de abril, a 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, sediada em Santo Ângelo, promoverá reunião para repassar orientações aos municípios abrangidos. São Borja estará representado no encontro pela coordenadora da Central de Vacinas da Secretaria de Saúde, Carem Vidal. Na oportunidade, serão dadas orientações adicionais sobre a campanha.
A expectativa é que, no caso de São Borja, a aplicação da vacina contra a gripe ocorra na Central de Vacinas (antigo hospital São Francisco) e nas ESF's (Estratégias de Saúde da Família). Já nas localidades do interior do município as doses serão levadas e aplicadas pelas equipes das unidades móveis da Secretaria de Saúde.
Fonte: Decom / Prefeitura de São Borja
Redes Sociais